15/08/2014 18h48 - Atualizado em 15/08/2014 18h48

Colheita de milho chega a 96% em Mato Grosso nesta semana

Treze municípios do estado já concluíram a colheita.
Restam apenas 125 mil hectares para a conclusão dos trabalhos.

Amanda SampaioDo G1 MT

Colheita de milho em MS (Foto: Reprodução/TV Morena)Treze municípios das regiões médio-norte e nordeste
de MT já concluíram a colheita de milho
(Foto: Reprodução/TV Morena)

Nesta semana, a colheita de milho em Mato Grosso passou de 90,3% de área colhida para 96,1% de um total de 3,2 milhões de hectares. Sendo assim, restam ainda 125,5 mil hectares para a conclusão dos trabalhos no campo. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta sexta (15).

Apesar do atraso na colheita observado nesta safra, os trabalhos no campo estão adiantados em 0,7 pontos percentuais com relação ao ritmo da safra passada.

De acordo com o Imea, no médio-norte, a colheita chegou a 99,7% da área total de 1,5 milhões de hectares e foi finalizada nos municípios de Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tapurah e Vera. Além de ter a maior área plantada com o cereal, é a mais adiantada em comparação com as outras regiões do estado.

Já no nordeste, onde foram plantados 307 mil hectares de milho, os trabalhos foram concluídos em todos os municípios: Canarana, Gaúcha do Norte, Nova Xavantina e Querência, restando apenas 0,8% para finalização da colheita.

Os dados do instituto mostram que, apesar de ter a menor área plantada com milho, um total de 45,2 mil hectares, a região norte apresenta um atraso de 8,9 pontos percentuais em relação às colheitas realizadas no ano passado. As máquinas já passaram por 85,5% de sua área.

Para a safra 2013/14, o Imea estima que sejam colhidas 17 mil toneladas de milho em Mato Grosso.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de