Instrumento criado no Porto rastreia doenças cardíacas em crianças brasileiras

Mais de 1000 crianças e grávidas foram observadas por pesquisadores da Universidade do Porto.

DigiScope_UnivPorto
Mundo Lusíada
Com agencias

Mais de mil crianças e grávidas do estado de Paraíba, no nordeste brasileiro, foram rastreadas a problemas cardíacos com a ajuda de um estetoscópio digital desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Porto.

Miguel Coimbra (da Faculdade de Ciências da U.Porto) e Daniel Pereira (da Faculdade de Medicina da U.Porto) foram os pesquisadores que integraram a “Caravana do Coração”, um rastreio itinerante que avaliou clinicamente mais de mil crianças e grávidas durante 13 dias, em 13 localidades, da área do sertão à zona de mata do estado de Paraíba.

Os investigadores portugueses disponibilizaram e acompanharam a utilização do seu protótipo de estetoscópio digital, o DigiScope (DIGItally enhanced stethosCOPE for clinical usage), capaz de detectar mais fácil e eficazmente patologias cardíacas específicas, aumentando assim as hipóteses de um diagnóstico mais eficaz destas doenças em rastreio de primeiro nível.

Desenvolvido nos laboratórios da Universidade do Porto por uma equipe multidisciplinar das áreas das Ciências de Computadores e das Ciências da Saúde, o DigiScope é um estetoscópio digital que, sincronizado com um computador, analisa em tempo real analisa os sons captados pela auscultação, apontando anomalias do batimento cardíaco que podem ser associadas a patologias cardíacas específicas. Pode ser facilmente utilizado por qualquer médico de clínica geral para identificar patologias cardíacas habitualmente difíceis de diagnosticar.

O protótipo utilizado na “Caravana do Coração” ainda está apenas certificado para recolher, gravar e transmitir sons do coração obtidos da auscultação, permitindo o registro dos dados recolhidos sem interferir com a habitual rotina clínica do rastreio. Pela primeira vez, os dados obtidos pela auscultação ficaram registados no histórico clínico de cada paciente, uma vez que a auscultação é o único ato clínico que não é habitualmente anotado.

No período de 21 de julho a 2 de agosto, a Caravana passou por Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Princesa Isabel, Sumé, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Santa Rita, percorrendo uma rota de 2.300 km.

Projeto

A “Caravana do Coração” rastreia crianças com menos de 12 anos que apresentem um quadro de doença cardíaca, sopro no coração, cianose, história de febre reumática ou desmaios. As grávidas também podem ser avaliadas, desde que estejam entre as 22 e as 28 semanas de gestação, tenham imagem sugestiva de doença cardíaca no ultrassom, filho anterior com doença cardíaca, diabetes ou hipertensão.

O projeto, que integra mais de 40 profissionais, é promovido pela fundação “Círculo do Coração”, uma entidade de Recife sem fins lucrativos, iniciada em 1994 por membros do Real Hospital Português, com o objetivo de diagnosticar e viabilizar o tratamento de crianças carentes, portadoras de doença cardíaca.

O projeto funciona há três anos em parceria com o Governo do Estado, e já atendeu cerca de 45 mil crianças, sendo que mais de 250 foram submetidas a cirurgias cardíacas na Paraíba pela Rede de Cardiologia Pediátrica PB\PE e quase mil crianças foram diagnosticadas com doenças cardíacas e seguem em tratamento clínico.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: