11/09/2014 20h34 - Atualizado em 11/09/2014 20h34

'Vim com sensação de que fiz o que pude', diz mulher que doou fígado

Ela chegou nesta madrugada a Palhoça, na Grande Florianópolis.
Mulher conheceu menino João Victor, que tem câncer, na igreja.

Do G1 SC

Mulher vai doar parte de fígado a menino com câncer (Foto: Reprodução/RBS TV)Mulher doou parte de fígado a menino com câncer
(Foto: Reprodução/RBS TV)

Chegou na madrugada desta quinta-feira (11) a Palhoça, na Grande Florianópolis, a mulher que doou parte do fígado para o menino de quatro que conheceu na igreja.  "Vim com uma sensação de que eu fiz o que eu pude fazer. Um pedacinho de mim ficou lá", reflete Tatiana Solonca já em casa. Ela diz que mantém contato com a família para saber como está a recuperação de João Victor.

Tatiana  se dispôs a verificar a compatibilidade com o menino, após conhecer a história dele por meio da avó da criança quando elas se encontraram em uma igreja de Palhoça. Até então, a única pessoa compatível com João Victor era uma tia dele, mas a mulher não conseguiu concluir a doação porque ficou grávida. As cirurgias de transplante ocorreram no final de agosto e agora, em setembro, os dois se recuperam bem.

A mais recente visita a João Victor por Tatiana ocorreu na terça (9). Ela contou que o menino está "superbem". Como o paciente está em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a doadora só pode vê-lo brevemente. "Foram visitas muito rápidas, de cinco minutos. Não pode ter muito contato, só beijinho, abraço, um olhar. Isso já fala tudo", explica.

Marido de Tatiana também resolveu fazer dieta para ajudá-la (Foto: Reprodução/RBS TV)Marido de Tatiana a acompanhou na dieta que
precisou fazer antes da cirurgia
(Foto: Reprodução/RBS TV)

Tempo para a família
Quanto à recuperação da própria Tatiana, ela conta que também está bem. Ela tem pela frente dois meses de repouso, tempo em que deve evitar pegar peso. A caminhada já foi liberada. Ela deve ver João Victor novamente apenas quando ele voltar a Florianópolis. Nesse tempo, quer cuidar mais de si mesma.

"Preciso dedicar um tempo para a minha família, meu filho, meu marido, minha casa, meu trabalho, a igreja. Preciso retomar minha vida", planeja. Cumprir o objetivo começa já na noite desta quinta, tempo que ela separou para ficar com a família.

Procedimento
Quando soube que poderia doar parte do fígado para João Victor, Tatiana começou uma luta contra a balança. Ela precisaria perder 27 quilos para conseguir realizar a operação e aumentar as chances de boa recuperação para o menino. A mulher contou com o apoio de voluntários para atingir o objetivo. Ela teve o acompanhamento diário de um personal trainer e um nutricionista.

Em 20 de agosto, as cirurgias foram realizadas.Tatiana recebeu alta quatro dias depois do procedimento, um antes do previsto pela equipe médica. Já o tempo de recuperação de João Victor será maior. Ele deve reber alta entre 15 e 20 dias. Depois, continuará o tratamento em São Paulo, para só mais tarde retornar para casa, em Florianópolis.

tópicos:
Shopping
    busca de produtoscompare preços de