Geral

Paralisação deixa linhas do Transcol sem ônibus no Terminal Campo Grande

O movimento começou por volta das 6 horas desta terça-feira e foi promovido pelo Sindicato dos Rodoviários do Espírito Santo

Quem passou pelo Terminal Campo Grande, em Cariacica, na manhã desta terça-feira (17), encontrou dificuldades ao embarcar nos ônibus de algumas linhas. Por volta das 6 horas, uma paralisação parcial surpresa, promovida pelo Sindicato dos Rodoviários dos Espírito Santo (Sindirodoviários-ES), fez com que muitos veículos ficassem parados no estacionamento do terminal.

Por conta disso, os passageiros que chegavam no local eram obrigados a desembarcar longe das plataformas e seguir caminhando até a área coberta do terminal.

De acordo com o diretor do sindicato João Luíz Alves, o que motivou o manifesto foi a contratação de trabalhadores com a jornada reduzida em duas das empresas que operam o sistema de transporte. Segundo ele, as empresas já haviam sido notificadas anteriormente, mas não quiseram entrar em um acordo.

"Eles estão implantando uma jornada reduzida que não existe. Não há nenhuma cláusula dentro da convenção coletiva que diz que as empresas podem implantar estas escalas. Queremos que acabe com isso em todas as empresas. Vamos combater essas escalas", disse.

A Polícia Militar esteve no local e tentou mediar a situação entre os representantes do sindicato e das empresas, que também acompanharam de perto a situação. Apenas alguns veículos foram impedidos de sair. Por este motivo, não houve maiores tumultos ou esperas. Mesmo assim, algumas filas registraram grande número de passageiros.

Os veículos de outras empresas continuaram operando normalmente. As linhas mais prejudicadas foram as que atendem os municípios de Viana e alguns bairros de Cariacica. Outras linhas maiores, como 531, 515 e 509, que vai para os terminais Vila Velha, Laranjeiras e Carapina, respectivamente, também foram afetadas com a ausência de veículos.

Procurada pela reportagem, a Companhia de Transportes Urbanos do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou, por meio de nota, que vai notificar os consórcios operadores para que informem a causa da paralisação do Sistema Transcol no Terminal Campo Grande, ocorrida na manhã desta terça-feira. “O usuário não pode ser prejudicado em hipótese alguma”, ressalta o diretor-presidente da Ceturb-ES, Alex Mariano.

A Companhia disse também vai notificar o Ministério Público Estadual (MPES) para garantir o direito de ir e vir da população. Os consórcios também já foram notificados sobre os horários que deixaram de ser cumpridos. 

Por nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) informou que desde às 7h30 desta terça-feira, membros do Sindirodoviários impediram que todos os carros das empresas Nova Transportes e Santa Zita, que atendem Vila Velha, Cariacica e, em especial, Viana, saíssem do Terminal de Campo Grande. Ainda de acordo com a nota, o GVBus disse que o atendimento à população foi prejudicado sem motivos e sem que os passageiros e as empresas fossem avisadas.

Segundo a nota, as duas operadoras informaram que, com base no artigos 58A da CLT, as empresas contrataram 5 duplas de funcionários (motorista e cobrador) para atuarem em jornada de trabalho reduzida, conforme previsto na lei. Essa jornada reduzida compreende 5 horas diárias (30 horas semanais), com salário e tíquete refeição proporcionais às horas trabalhadas, ao invés de 7 horas e 20 minutos (44 horas semanais), que normalmente é realizada pelos funcionários do Sistema Transcol. O Sindirodoviários entendeu que essa jornada não pode ser realizada, por isso, fez a manifestação.

O GVBus disse que lamenta o fato e ressaltou que o movimento aconteceu sem aviso prévio, para que fosse feito um plano de atendimento à população e para que os passageiros se preparassem. Diante do disso, as empresas vão tomar as medidas cabíveis junto às esferas judiciais, inclusive com o registro de um boletim de ocorrência.

Pontos moeda