América-RN supera o Náutico e mantém chances de seguir na Série B

ESPN.com.br com agência Gazeta Press
Veja o gol de América-RN 1 x 0 Náutico

O América-RN continua com chances de se manter no Campeonato Brasileiro da Série B. Na noite desta sexta-feira, o clube recebeu o Náutico, na Arena das Dunas, e construiu o resultado que necessitava, pelo placar de 1 a 0. O gol da dramática e importante vitória mandante, em partida válida pela penúltima rodada da competição, foi anotado por Rodrigo Pimpão, o vice-artilheiro da segunda divisão, aos 27 minutos do primeiro tempo.

Com o providencial triunfo, os comandados de Roberto Fernandes chegam aos 43 pontos e deixam, temporariamente, a zona de rebaixamento. Porém, para continuarem longe da degola, é necessária a torcida contra o Bragantino (42), que mede forças com o Paraná Clube, às 21 horas (de Brasília), no estádio Nabi Abi Chedid. Ainda que o time paulista triunfe em seus domínios, o América-RN chegará na última rodada com chances de escapar do terceiro estágio do futebol nacional.

Por sua vez, o Náutico segue estacionado nas 49 unidades, sem chances de queda ou ascensão. O clube dos Aflitos trilha um retrospecto de 14 vitórias, sete empates e 16 derrotas.

O último desafio dos potiguares ocorre no dia 29 de novembro, sábado, às 16h20, diante do Paraná, na Vila Capanema. A representação de Recife volta a campo no mesmo dia e horário, para enfrentar a Ponte Preta, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata-PE.

Pressão potiguar é coroada com gol de vice-artilheiro

Ciente da necessidade do triunfo, o América-RN criou a primeira chance de perigo logo aos três minutos: Rodrigo Pimpão escapou da marcação, invadiu a área e finalizou firme, carimbando a trave de Júlio César. Com 11 jogados, o vice-artilheiro da Série B fez as vezes de garçom e cruzou na medida para Max. Porém, o ex-centroavante do Palmeiras testou mal, sem assustar a defesa pernambucana.

Quando o relógio apontou a marca dos 25, Max novamente foi acionado na área do Náutico, mas cabeceou errado, encobrindo o travessão visitante. Contudo, dois minutos mais tarde, o América-RN balançou a rede: acionado na ponta esquerda, Wanderson cruzou para o exigido e contestado camisa 9, que testou com firmeza. Júlio César se esticou para praticar uma defesa milagrosa, porém, Rodrigo Pimpão estava atento no rebote, e só teve o trabalho de balançar a rede.

Após anotar seu 15º gol na segunda divisão, o décimo na Arena das Dunas, Rodrigo Pimpão teve a chance de ampliar a contagem, com 45 jogados. Porém, após invadir a área em liberdade, o dianteiro concluiu muito mal, pela linha de fundo, sem assustar Júlio César.

Confusão no início e placar sem alterações ao apito final

Insatisfeito, Dado Cavalcanti voltou do intervalo com o meia argentino Cañete, ex-São Paulo e Portuguesa, na vaga do centroavante Bruno Furlan. Porém, logo aos dois minutos, o comandante visitante viu outro comandado estrangeiro ser protagonista: após cometer falta dura na ponta direita, Gastón Filgueira provocou a ira dos americanos, que foram para cima do uruguaio. Porém, o árbitro carioca Pathrice Wallace Corrêa Maia contornou a situação.

Com os ânimos acalmados, as equipes, visivelmente nervosas, pouco criaram na Arena das Dunas. A melhor chance do período complementar veio apenas aos 29 minutos: Arthur Maia recebeu na entrada da área, enganou a marcação e concluiu firme. Atento, Júlio César praticou a firme defesa.

Quando o relógio apontou a marca dos 39, Roberto Fernandes sacou Arthur Maia e promoveu a entrada de Andrezinho. Com sabedoria, o Alvirrubro mandante soube neutralizar os últimos suspiros do Náutico para sair com a essencial vitória, que o mantém com chance de evitar o rebaixamento para o Campeonato Brasileiro da Série C.

FICHA TÉCNICA:
AMÉRICA-RN 1 x 0 NÁUTICO

Local: Arena das Dunas, em Natal-RN
Data: 21 de novembro de 2014, sexta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Pathrice Wallace Corrêa Maia-RJ
Assistentes: Jackson Massarra dos Santos-RJ e Eduardo de Souza Couto-RJ
Público: 15.592 pessoas
Renda: R$ 145.015,00
Cartões amarelos: Fabinho (América-RN); Cañete e Crislan (Náutico)
GOL : AMÉRICA-RN : Rodrigo Pimpão (aos 27 minutos do primeiro tempo)

AMÉRICA-RN: Andrey; Wálber, Cléber, Édson Rocha e Wanderaon; Márcio Passos, Fabinho, Daniel Costa (Neto) e Arthur Maia (Andrezinho); Rodrigo Pimpão (Emerson) e Max
Técnico: Roberto Fernandes

NÁUTICO: Júlio César; Neílson, Renato Chaves, Luiz Alberto e Gastón Filgueira; Elicarlos (Luizinho Mello), João Ananias e Vinícius; Sassá (Crislan), Marinho e Bruno Furlan (Cañete)
Técnico: Dado Cavalcanti

Comentários

América-RN supera o Náutico e mantém chances de seguir na Série B

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.