18/08/2014 12h45 - Atualizado em 18/08/2014 13h16

Vândalos destroem escola estadual em Itaquaquecetuba

Por causa do ato de vandalismo, aulas foram suspensas nesta segunda.
Prédio, que fica no Jardim São Paulo, foi invadido no domingo (17).

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano com informações da TV Diário

As aulas foram suspensas na Escola Estadual Vera Lúcia Leite da Costa, no Jardim São Paulo, em Itaquaquecetuba nesta segunda-feira (18). Vândalos invadiram o prédio neste domingo (17) e destruíram armários e computadores. Estudantes e funcionários dizem estar com medo da violência no bairro. Na semana passada, uma outra escola foi invadida por vândalos em Mogi das Cruzes. A Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba disse que as aulas serão repostas.

De acordo com a polícia, a invasão foi por volta das 22h deste domingo. Vários documentos foram incendiados. Os criminosos também destruíram equipamentos e armários da secretaria e biblioteca. Desde novembro, esta é a 11ª vez que este tipo de destruição é registrada na escola. Os alunos estão revoltados. "A gente quer estudar quer fazer alguma coisa, mas ninguém toma providência. Uma semana sem aula", diz a estudante Beatriz Silva.

O prédio foi interditado pela Defesa Civil. "As salas serão interditadas para que a perícia encontre o melhor cenário. Aparentemente a estrutura não está afetada", explica o coodenador da Defesa Civil, Kleber da Silva Conceição.

Em nota, a Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba disse que o conteúdo das aulas interrompidas será reposto. A unidade móvel, responsável pelos reparos nas unidades escolares do Alto Tietê, já está no local para avaliar o que foi danificado.

Já a Polícia Militar informou que policiais foram enviados ao local dos fatos para colher mais informações, avaliá-las e traçar a linha de ação para prevenir e coibir tai práticas. A PM diz ainda que as "Rondas Escolares são empregadas principalmente com vistas a segurança da comunidade escolar, funcionários, professores, alunos, pais, etc".

veja também