21/10/2014 14h45 - Atualizado em 21/10/2014 19h13

Em PE, Dilma diz que São Paulo não se preparou para enfrentar seca

Dilma defendeu cisternas e disse que Nordeste se preparou para estiagem.
Aécio disse ver falta de parceria do governo federal na crise da água em SP.

Juliane PeixinhoDo G1 Petrolina

Dilma Rousseff em Petrolina no Sertão de PE (Foto: Juliane Peixinho/ G1)A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, durante ato político em Petrolina (PE) (Foto: Juliane Peixinho/ G1)
 

Candidata à reeleição pelo PT, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (21) durante ato político em Petrolina (PE) que o estado de São Paulo não se preparou para enfrentar a seca. O estado passa por crise no abastecimento de água e a presidente tem dito em diversas ocasiões que a União ofereceu ajuda ao governo estadual, que não a aceitou.

Nesta segunda, durante visita ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Aécio Neves, disse ver falta de parceria entre o governo federal e o governo de São Paulo para resolver a crise do abastecimento de água.

Sem citar o adversário na corrida presidencial, Dilma disse em Pernambuco que o Nordeste se preparou para seca e não precisa "ficar catando pingo de água por aí". Nas propagandas eleitorais no rádio e na TV, a candidata do PT tem dito que é "triste" ver o estado na situação atual.

"Nós fomos capazes de enfrentar a seca e conviver com a seca. Nós sabemos que a seca vem e temos que estar preparado para ela. O estado mais rico do Brasil, o estado de São Paulo, não se preparou para a seca. O Nordeste se preparou e, diante da maior seca, nós temos condições de viver aqui e não ficar catando pingo de água por aí. As milhões de cisternas são uma benção que construímos", disse a presidente em Petrolina.

Passagem pelo sertão pernambucano
A candidata à reeleição participou do ato público promovido pelos movimentos sociais e pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) na praça Dom Malan, no centro de Petrolina. Na ocasião, a petista discursou para milhares de militantes e saudou a população do Semiárido ao ressaltar que a região é uma das mais importantes do país.

"Esta região está mudando pelo braço, a garra e o esforço do seu próprio povo e através das oportunidades que o governo fez pelo semiárido. Tenho orgulho também da parceria que fizemos com todos os movimentos sociais", disse a candidata.

Ainda no discurso, Dilma leu um bilhete que recebeu de uma mulher. O recado agradecia a oportunidade da filha dessa militante estudar na Austrália por meio do programa Ciência Sem Fronteiras, que prevê bolsas de estudo no exterior.

"Eu li esse bilhete porque o Ciência Sem Fronteiras hoje beneficia todos os brasileiros, beneficia uma pessoa do semiárido e várias pessoas", afirmou a presidente, ao defender outras programas do governo, como o Minha Casa, Minha Vida e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A presidente disse ainda que o governo federal deu "especial atenção" nos últimos anos à educação, por meio da abertura novas universidades em todo o país. Dilma enalteceu ainda as escolas técnicas criadas em seu governo.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de