Paraná Clube e Coritiba empataram em 0 a 0 neste domingo (dia 29) à tarde, na Vila Capanema, pela 11ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o Coxa terminou em primeiro lugar, com 26 pontos. Com isso, vai enfrentar nas quartas de final o oitavo colocado, o Cascavel. O Paraná terminou na sexta posição, com 18 pontos. Agora vai pegar nas quartas o Operário, terceiro colocado.

O clássico foi marcado pelo vazio dentro e fora de campo. Nas arquibancadas, não houve presença de torcedores. Em campo, chamaram a atenção o grande número de desfalques e a falta de um bom futebol.

Foi um jogo mais pegado do que na técnica. Talvez em função do campo liso. E nenhuma das equipes estava querendo arriscar muito, resumiu o meia Lúcio Flávio.

O jogo não teve a presença de torcedores, devido a um acordo entre os dois clubes, a Federação Paranaense de Futebol, o Ministério Público e a Polícia Militar. Tudo porque a Vila Capanema não tinha condições de segurança para receber torcedores, segundo a PM.

O Paraná não tinha Luiz Felipe, Cleiton, Ricardo Conceição, Rubinho, Paulo Henrique, Renan, Adriano e Arilton. A principal novidade no time era o posicionamento. O técnico Luciano Gusso manteve o esquema tático 4-1-4-1 usado desde o início do ano. Dessa vez, porém, Lúcio Flávio atuou como centroavante. No meio-campo, Rossi e Carlinhos jogaram pelos lados e os meias centralizados eram Ricardinho e Marcos Paulo. Nos jogos anteriores, Lúcio Flávio vinha jogando como meia centralizado e Ricardinho, pelo lado do campo.

Durante o clássico desse domingo, porém, Lúcio Flávio e Carlinhos trocavam de posição com frequência.

O Coritiba começou sem seis titulares. Wellington Paulista, Norberto e Negueba estavam suspensos. E o técnico Marquinhos Santos decidiu poupar Helder, João Paulo e Carlinhos.

O jogo não foi bom no primeiro tempo. As duas equipes tiveram desempenho apenas mediano e não adotaram um ritmo forte. O duelo teve momentos de equilíbrio na maior parte do tempo, mas o Coritiba criou mais jogadas ofensivas (seis contra duas do Paraná).

No intervalo, Luciano Gusso analisou o jogo. O time precisa ficar mais atento. Em algumas situações, o Coritiba ganhou a segunda bola. Precisamos usar um pouco mais o lado do camp. Quando conseguimos, chegamos com facilidade, declarou.

O Paraná voltou melhor para o segundo tempo, e passou a ter facilidade para aplicar contra-ataques. Aos 12, Rossi saiu na cara do gol, mas chutou mal. E Vaná salvou com o pé. O Coxa reduziu o ritmo e tocou lentamente a bola. Passou a não encontrar espaços para criar. Com o tempo, o Paraná foi tomando conta do jogo.

Aos 21, Rafhael Lucas saiu e Mazinho entrou. Aos 23, o Paraná chegou perto do gol. Lúcio Flávio cruzou, em cobrança de falta, e Jean cabeceou a bola toca no travessão.

Aos 26, o Coxa tentou ficar mais ofensivo, com a saída do volante Alan Santos e a entrada do atacante Giva. No Paraná, troca de um meia por outro: saiu Marcos Paulo, entrou Marcos Serrato. Aos 30, o atacante Yan Phellipe entrou na vaga de Carlinhos. Aos 33, o Coxa colocou o meia Diogo Sodré no lugar de Rodolfo.

O segundo tempo teve domínio do Paraná, que teve cinco boas jogadas ofensivas, contra nenhum do Coxa.

Aos 44, Lucas Sotero entrou no lugar de Rossi.

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Paulo Otávio rola para Rafhael Lucas, que chuta da entrada da área. Marcos rebate. Cáceres pega o rebote na área e chuta. Marcos defende.
4 – Rossi cruza. Ricardinho chuta na rede, pelo lado de fora.
15 – Wallyson bate escanteio. A zaga dá rebote. Luccas Claro chuta para fora.
21 – Wallyson lança para a área. Rafhael Lucas salta e tenta um chute de efeito. Mas ele erra a bola.
24 – Lúcio Flávio faz belo lançamento. Rossi tenta de primeira, dentro da área, e acerta o canto. Vaná faz grande defesa.
28 – Paulo Otávio cruza rasteiro. Rafhael Lucas desvia na primeira trave. Quase na linha do gol, Bianor salva.
40 – Wallyson cobra escanteio. Welinton cabeceia e Rafhael Lucas desvia para o gol. Netinho salva em cima da linha.
44 – Cáceres cruza. Alan Santos cabeceia perto, ao lado.

Segundo tempo
12 – Lançamento. Rossi sai nas costas da defesa, invade a área e chuta mal, nas pernas de Vaná.
23 – Falta na esquerda. Lúcio Flávio cruza. Jean cabeceia. A bola toca no travessão.
31 – Falta na direita. Lúcio Flávio cruza rasteiro. Rossi desvia na primeira trave. Vaná defende.
35 – Yan Phellipe faz boa jogada e rola para trás, para a meia-lua. Marcos Serrato chuta sobre o gol.
37 – Netinho chuta de longe. A bola vai sobre o gol.

PARANÁ 0 x 0 CORITIBA
Paraná: Marcos; Netinho, Gustavo Eugênio, Bianor e Bruninho; Jean, Marcos Paulo (Marcos Serrato), Lúcio Flávio, Rossi (Lucas Sotero) e Ricardinho; Carlinhos (Yan Phellipe). Técnico: Luciano Gusso
Coritiba: Vaná; Ivan, Luccas Claro, Welinton e Paulo Otávio; Alan Santos (Giva), Cáceres e Pedro Ken; Rodolfo (Diogo Sodré), Wallyson e Rafhael Lucas (Mazinho). Técnico: Marquinhos Santos
Cartões amarelos: Alan Santos (C). Ricardinho (P).
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Local: Vila Capanema