Por G1 PR


Uma pipa enroscou em uma linha de alta tensão em Paranaguá, no litoral do Paraná, e causou um curto-circuito, na tarde deste domingo (30), deixando aproximadamente 100 mil unidades consumidoras de cinco cidades da região sem energia por uma hora e meia, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

A Copel informou que o desligamento da rede ocorreu por volta das 17h15 e o serviço foi restabelecido às 18h45.

Consumidores de Matinhos, Praia de Leste, Guaratuba, Pontal do Paraná e de Paranaguá ficaram sem energia no período.

Alerta

Na última sexta-feira (28) a Copel divulgou um alerta a pais e responsáveis, orientando a soltar pipa apenas longe da rede elétrica.

Segundo a companhia, só no primeiro semestre deste ano foram 3,3 mil desligamentos causados por acidentes envolvendo pipas em todo o estado, um aumento de 50% em comparação ao mesmo período de 2016.

Uma situação já havia sido registrada, no início da semana, em Londrina, na região norte, deixando 400 casas sem energia por cerca de uma hora.

Além da falta de energia, também há a preocupação devido ao risco de acidentes com crianças.

A orientação é para procurar locais abertos, longe da rede elétrica, e não usar materiais metálicos e cerol na confecção da pipa, pois ambos conduzem a energia e aumentam o risco de choque.

Caso o brinquedo enrosque na fiação, os técnicos orientam a não tentar puxá-lo, pois os cabos da rede podem se aproximar, causando um curto-circuito e até o rompimento da fiação.

Quer saber mais notícias do estado? Acesse o G1 Paraná.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1