20/07/2014 11h55 - Atualizado em 20/07/2014 12h23

Competição da raça Crioula reúne criadores em Uruguaiana, RS

Marcha de integração dos criadores iniciou neste domingo (20).
Animais ficaram confinados sob mesmas condições durante um mês.

Isabel MalheirosDa RBS TV

Competição da raça Crioula ocorre em Uruguaiana, RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Competição da raça Crioula ocorre em Uruguaiana, RS (Foto: Isabel Malheiros/RBS TV)

Iniciou neste domingo (20) em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, a marcha de integração de criadores de cavalos Crioulos. Esta é a primeira vez que a cidade recebe a competição, que é uma das principais da raça. A disputa é a mais antiga da raça Crioula e vai acontecer durante 15 dias. Cinquenta cavalos do Brasil e do Uruguai participam da competição. Os animais ficaram 30 dias confinados sob as mesmas condições alimentares para não haver desigualdades.

Ao todo, serão 750 km realizados em três fases. Os cavalos são avaliados de acordo com o tempo que levam para completar a prova. Por isso rusticidade, resistência e capacidade de recuperação são os critérios básicos da competição. O vencedor vai ser conhecido no dia 3 de agosto.

Os animais vão ganhando preparo a medida que as etapas acontecem. Na primeira fase a marcha é mais lenta, mas é nesse início que os cavalos ficam em forma e aptos para a segunda semana. O veterinário Caco de Souza participa da competição com uma égua em busca da tríplice coroa. O título é dado aos animais que ganharam as três principais competições da raça.

"Esperamos que seja uma marcha bem competitiva porque muitos animais foram vencedores da raça, que estão participando. Mas, no nosso caso, a gente está participando da tríplice coroa, que são os animais que competiram na morfologia, no Freio de Ouro e tem que finalizar a marcha. Nossa expectativa é boa, ela é uma égua madura, uma égua boa, mas a marcha é quase uma prova do Freio de Ouro, antes da última etapa, enquanto não chegar, não se sabe o que pode acontecer", falou o criador.

A rusticidade, resistência e capacidade de recuperação do animal são as características que vão fazer a diferença para o cavalo chegar na final.

"A natureza do cavalo é pastar e pisar no pasto. Então, se nós tiramos este lado ecológico da raça, nós vamos ser coniventes com a perda da raça Crioula. Por isso, não devemos abandonar um evento desses, desta natureza. Aqui indica que os animais tem que suportar isso, a raça tem que suportar isso", garantiu o criador Luiz Carlos Albuquerque.

 

tópicos:
Shopping
    busca de produtoscompare preços de