Topo

Fla vence Atlético-MG e pode até perder para ir à final da Copa do Brasil

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/10/2014 23h51

Praticamente imbatível quando joga em casa na Copa do Brasil, o Flamengo fez mais uma vítima na noite desta quarta-feira.

Empurrado pelo retrospecto invicto nos últimos dez anos e, principalmente, pela força da torcida, o Rubro-negro venceu o Atlético-MG por 2 a 0 no Maracanã e largou na frente na briga por uma vaga na final da competição. Cáceres, de cabeça, e Chicão, de pênalti, marcaram os gols que garantiu a vantagem rubro-negra na semifinal.

Com o resultado negativo, o Atlético-MG precisa de uma vitória por três ou mais gols no duelo de volta, no próximo dia 5 (quarta-feira), no Mineirão, para ficar com a vaga na decisão do torneio. A equipe mineira está na mesma situação das quartas de final. Na ocasião, perdeu em São Paulo para o Corinthians por 2 a 0, mas conseguiu virar e ganhar, em Belo Horizonte, por 4 a 1.

Já o Flamengo pode até perder por um gol de diferença ou mesmo por dois gols de diferença, mas para isto terá que fazer um ou mais gols (3 a 1, 4 a 2, etc.).

Em caso de 2 a 0 para os mineiros, o finalista da Copa do Brasil será conhecido na decisão por pênaltis.

Na outra semifinal, o Cruzeiro derrotou o Santos por 1 a 0, no Mineirão. O jogo de volta também será no próximo dia 5.

Fases do jogo: O início da partida foi o reflexo da escalação dos times. Com o Atlético-MG optando por uma formação mais defensiva, com Pierre na vaga de Luan, o Flamengo impôs seu ritmo e dominou as primeiras ações. O goleiro Victor teve que trabalhar bem em pelo menos três lances para evitar que os cariocas largassem na frente do placar.

Empurrado pela torcida que compareceu em bom número ao Maracanã, o Rubro-negro ditava o jogo. O Atlético-MG tentava aproveitar as saídas rápidas em contra-ataque, mas não levava tanto perigo.

A mesma torcida que empurrava o Flamengo também deixava o time nervoso. Aos poucos, os mineiros aproveitavam os espaços no campo e chegavam ao ataque. No entanto, assim como os mandantes, não eram tão efetivos. A falta de uma melhor pontaria no ataque em ambos os times contribuiu para o placar zerado ao fim do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, o Atlético-MG, melhor posicionado, chegou a desenhar uma troca de comando na partida. Mas o domínio não durou muito. Aos 16 minutos, o Flamengo chegou ao gol, acordou a torcida e voltou a mandar no jogo: após cobrança de falta de João Paulo no travessão, Gabriel pegou o rebote na ponta direita e cruzou para Cáceres, que tocou de cabeça para o fundo das redes.

A festa parecia completa no Maracanã. Mas o Flamengo ainda conseguiu deixar o cenário melhor. Aos 35 minutos, em pênalti sofrido por Gabriel após grande jogada pela direita, Chicão fez 2 a 0 e deu números finais ao jogo.

Melhor: Cáceres – autor de um dos gols da vitória do Flamengo, o volante brilhou ainda ao comandar o setor de marcação rubro-negro. Presente em quase todos os lances no meio de campo, ele conteve várias investidas do Atlético-MG e ainda ajudou na saída de bola

Pior: Josué – perdido na marcação, deu espaços para o Flamengo em inúmeros lances e cometeu o pênalti que gerou o segundo gol. Ainda errou muitos passes

Chave do jogo: Intensidade do Flamengo no segundo tempo. Mesmo após fazer 1 a 0 e ver o técnico Vanderlei Luxemburgo optar por deixar o time com quatro volantes, o Rubro-negro manteve a pressão sobre os mineiros e chegou ao segundo gol, garantindo boa viagem para o jogo da volta

Para lembrar: na última vez que Flamengo e Atlético-MG se enfrentaram pela Copa do Brasil, em 2006, o Rubro-negro levou a melhor: 4 a 1 no primeiro jogo, no Maracanã, e empate por 0 a 0 no duelo de volta, no Mineirão. Na sequência, os cariocas ainda conquistaram o título da competição.

Esta é a primeira vez que o Flamengo decidirá sua classificação na Copa do Brasil fora de casa desde 2011. Na campanha campeã de 2013, o time da Gávea teve sorte nos sorteios e fez todos os jogos decisivos no Maracanã.

Com a vitória nesta quarta, o Flamengo mantém a excelente marca de mais de dez anos sem perder no Maracanã em jogos pela Copa do Brasil. O último revés ocorreu em 2004, na final do torneio: 2 a 0 para o Santo André. De lá para cá, 15 jogos: 14 vitórias do Rubro-negro e um empate.

Ausentes no jogo desta quarta-feira, Jô e Leonardo Silva devem reforçar o Atlético-MG na partida de volta, em Belo Horizonte. No lado do Flamengo, quem retorna ao time no duelo decisivo é Wallace; o zagueiro também não entrou em campo neste primeiro jogo

FLAMENGO 2 x 0 ATLÉTICO-MG

Data: 29/10/2014 (quarta-feira)
Local: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)
Público: 40.909 pagantes / 45.642 espectadores
Renda: R$ 2.858.215,00
Cartões amarelos: Canteros, Chicão e Cáceres (FLA); Pierre e Marcos Rocha (ATL)
Gols: Cáceres, aos 16, e Chicão, aos 35 minutos do segundo tempo

Flamengo
Paulo Victor; Léo Moura, Chicão, Samir e João Paulo; Cáceres, Márcio Araújo, Canteros (Amaral) e Gabriel; Everton (Luiz Antônio) e Eduardo da Silva (Nixon)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Jemerson, Edcarlos e Douglas Santos (Alex Silva); Josué, Pierre (Luan), Dátolo, e Maicosuel; Carlos (Marion) e Diego Tardelli
Técnico: Levir Culpi