CESérie ASérie B

- Atualizado em

Memorável, Pé da Fama inaugura projeto na Arena Castelão

Com nomes do futebol cearense e brasileiro, Foot Fame/Pé da Fama, dá o pontapé inicial com 11 homenageados no museu em estádio da Copa do Mundo

Por Fortaleza, CE

O momento é único, histórico e nostálgico. Foi dessa forma que Arena Castelão agregou valores ao inaugurar a primeira parte do projeto Foot Fame/Pé da Fama em parceria e apoio da SEGE (Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivos). Entre os homenageados, muita emoção e boas lembranças em um palco que um dia serviram de tapete para desfilar e encantar o torcedor cearense. A maioria ainda em vida, celebrou o momento especial no registro da história que revive a cada instante. O projeto ousado é inédito no Brasil e escolheu a Arena Castelão como refúgio dessa memória por ter sido o primeiro estádio de Copa do Mundo a ser entregue.

- Representa exatamente a alegria de você coroar um trabalho que foi feito com muita seriedade e transparência. Nós tivemos a honra de entregar um estádio que carrega uma série de bons exemplos. Exemplo de pontualidade, economia, conforto, segurança, na área ambiental e de acessibilidade. A partir disso sermos escolhidos para ser a primeira Arena no país a receber esse projeto, nos sentimos feliz, é uma forma de homenagear essas pessoas que a maioria está viva. E achamos justo, mesmo não estando entre nós, homenagear alguém que fez tanto pelo futebol, no caso do Paulino Rocha. Então abraçamos imediatamente esse projeto que tão bem faz ao futebol cearense - explicou o Secretário da SEGE Ferruccio Feitosa

Paulino Rocha 'puxa' fila de homenageados no Pé da Fama (Foto: Tom Alexandrino)Paulino Rocha 'puxa' fila de homenageados no Pé da Fama (Foto: Tom Alexandrino)



O Pé da Fama é uma homenagem de grandes jogadores que fizeram história no futebol cearense, brasileiro, mundial, além de homenagear grandes profissionais de imprensa que tanto fizeram pelo futebol.

- Muita felicidade e muita alegria. É um sonho virando realidade, vendo pessoas como Geraldino (Saravá), Ronaldo Angelim, Pacoti e Erandy Pereira, agradecerem por essa homenagem com os olhos cheios de lágrimas. Esse é o maior resultado do projeto que foi lançado aqui (Arena Castelão) - contou Angelo Neto, idealizador do projeto Foot Fame Calçada da fama

Pacoti é um dos homenageados na memória do futebol cearense (Foto: Tom Alexandrino)Pacoti é um dos homenageados na memória do futebol cearense (Foto: Tom Alexandrino)

Na primeira parte, 11 homenageados, como um time de futebol, trazendo seus onze titulares a campo. A ordem, da esquerda para direita, ficou assim: O cronista, ícone do futebol cearense na imprensa Paulino Rocha. Em seguida, na mesma ordem, um dos maiores ídolos do Ceará, o artilheiro Gildo, Ronaldo Angelim, zagueiro, ídolo do Fortaleza e carinhosamente chamado de 'mago de aço', a história passa por um dos maiores artilheiros do Ferroviário, Pacoti.

Em seguida, Erandy Pereira, ídolo do Ceará e o jogador responsável pelo primeiro gol marcado no Castelão. Ali ao lado, Geraldino Saravá, um dos mais importantes jogadores da história do Fortaleza. Completando a fila de craques, Garrincha, Pelé, o capitão do tetra Ricardo Rocha, o pentacampeão Roberto Carlos, além do destaque do Campeonato Brasileiro em 2014, Ricardo Goulart.

Pacoti, Geraldino Saravá, Ronaldo Angelim, Erandy Pereira e representantes de Paulino Rocha e Gildo fizeram parte do momento de emoção. Estava no rosto de cada um, o imenso prazer e satisfação de estar ali, a maioria em vida. O mais importante a se exaltar no processo de imortalização no templo do Gigante da Boa Vista. As lágrimas atraiam a sensação de agradecimento no olhar de cada um.

 - É uma lembrança que temos e deixamos registrados para alguém. Eu fui muito feliz na minha carreira aqui no Ceará, onde fui artilheiro pelo Ferroviário por dois anos. Tenho muita dessa felicidade por conta de ser querido no Ferroviário e pelo torcedor cearense. Isso se torna mais especial por ser em dezembro, mês do meu aniversário e encontrar todos os meus amigos nessa homenagem, é muito bom receber isso em vida - festejou o ex-atacante Pacoti.

Memória viva

Entre tantas lembranças no palco onde uma carreira se consolidou. No gramado onde ídolos surgiram e ali permaneceram. O Projeto Pé da Fama traz a felicidade escrita na memória de cada jogador.

- É um registro histórico que eu consegui, que ficará para sempre. Minha família, neto e bisnetos poderão compartilhar esse momento. Quando o jovem vir, olhar e perguntar quem é Geraldino Saravá? A pessoa terá como dizer e explicar quem foi esse jogador. É sem dúvida, a maior homenagem que o atleta de futebol pode receber - declarou o ex-atacante Geraldino Saravá.

Um dos homenageados, Saravá mora na cidade de Juazeiro do Norte, a quase 500 quilômetros de distância de Fortaleza. Ao se emocionar e lembrar de todo o trajeto em cada detalhe está ali no latifúndio verde e gramado. O ídolo tricolor lembra em uma de suas mais memoráveis histórias no clube, o título conquistado na raça debaixo de muita chuva

Geraldino Saravá é um dos principais jogadores da história do Fortaleza (Foto: Tom Alexandrino)Geraldino Saravá é um dos principais jogadores da história do Fortaleza (Foto: Tom Alexandrino)

- Em 1974, o Fortaleza só seria campeão cearense se vencesse o Ceará três vezes seguidas. Nós conseguimos os três triunfos. Mas o que realmente vive aqui na minha memória, como momento fundamental. Foi na segunda partida, o jogo estava 0 a 0 e o resultado não interessava. Chovia muito, eram 44 minutos do segundo tempo, quando eu fiz o gol da vitória. Isso está mais vivo que nunca na minha memória, quando olho para o campo, imediatamente já lembro do gol. Foi inesquecível - rememorou.

A segunda parte do projeto tem previsão de conclusão para março. A ideia é trazer mais 60 homenageados e que fique até o final de 2015, quando o Pé da Fama deve estar concluído homenageando mais de 100 nomes do futebol brasileiro, mundial, cearense e personalidades da imprensa que tiveram contribuição significativa para o futebol.