24/07/2014 11h35 - Atualizado em 24/07/2014 11h35

Polícia de MS suspeita que mais de um grupo explode caixas eletrônicos

Ladrões invadiram mineradora de Sidrolândia em busca de dinamites.
Exército fala sobre vistoria em lugares que armazenam explosivos.

Do G1 MS com informações da TV Morena

A Polícia Civil investiga o assalto a uma mineradora no município de Sidrolândia, região central de Mato Grosso do Sul. Segundo funcionários, os ladrões entraram na empresa em busca de explosivos, um tipo de material que tem sido muito usado por quadrilhas para assaltos a bancos e que, por isso, precisam ser muito bem controlados.

O delegado da Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras), Márcio Obara, disse que não descarta que, desta vez, mais de uma quadrilha esteja explodindo caixas eletrônicos no estado.

Segundo o delegado, a última onda de ataques a caixas eletrônicos em Mato Grosso do Sul havia sido registrada em 2012, quando foram 35 ocorrências. Pelas imagens de câmeras de segurança, é possível perceber a falta de conhecimento dos bandidos no uso dos explosivos.

O tenente-coronel do Exército, Karlan Maduro de Mesquita, deu explicações sobre a vistoria em lugares que armazenam explosivos. Segundo ele, cerca de 100 empresas no estado são fiscalizadas anualmente. “Para ver condição de armazenamento do explosivo, as condições de segurança, o controle de saída e utilização. Eles têm que apresentar o plano de fuga, do consumo daquele material.”

Os explosivos devem sair das fábricas com números de série, um tipo de identidade do material que serve para rastrear quem vendeu e quem comprou. Mas na maior parte dos casos, fica impossível fazer a identificação depois que a dinamite é detonada, o que dificulta as investigações de furtos e roubos a caixas eletrônicos.

A discussão voltou à tona com mais uma onda de crimes no estado. Na madrugada do dia 5 de junho, três bandidos explodiram um caixa eletrônico de um supermercado em Inocência. No dia 2 de julho, ladrões usaram dinamite para arrombar caixas eletrônicos de uma agência bancária em Bela Vista. No dia 4 de julho, um terminal instalado em um posto de gasolina de Corumbá também foi alvo dos bandidos. No último domingo (20), bandidos tentaram explodir dois caixas eletrônicos em Sidrolândia.

veja também