Série ASérie BEuropa

- Atualizado em

Tiago Cardoso brilha, Santa Cruz vence, cola no G-4 e atrapalha Ceará

Lateral-direito Tony abre o placar e é expulso ainda no primeiro tempo. No fim, Adilson sacramenta vitória do time de Pernambuco na Arena Castelão

Por Fortaleza, CE

  • nome do jogo

    Tiago Cardoso

    Inspirado, o goleiro do Santa foi decisivo na vitória. O arqueiro fez pelo menos quatro defesas difíceis que asseguraram os três pontos aos visitantes.

  • herói ou vilão?

    Tony

    Lateral-direito marcou o primeiro gol do jogo, mas, ainda no primeiro tempo, levou o segundo amarelo e foi expulso, deixando o Santa com um a menos.

  • estreia ruim

    PC Gusmão

    O primeiro jogo do novo treinador do Vovô não foi o melhor. Com  um a mais durante boa parte da partida, PC mandou o time atacar, mas sem sucesso.

Com um a menos durante quase todo o segundo tempo, o Santa Cruz mostrou força, segurou o Ceará e venceu na Arena Castelão por 2 a 0, nesta sexta-feira, pela Série B do Campeonato Brasileiro. No duelo entre ataque e defesa, a retranca dos visitantes rendeu melhor. O ataque cearense, melhor da competição com 53 gols, parou no paredão Tiago Cardoso, que fechou a meta e garantiu a vitória aos pernambucanos. A estreia de PC Gusmão no Ceará não teve o resultado desejado, e o time de Porangabuçu amargou a terceira derrota seguida, enquanto os comandados de Oliveira Canindé chegam ao terceiro triunfo em sequência na competição.

O Santa chega aos 48 pontos, sobe quatro posições e cola no G-4, na sétima posição. Ainda tem um jogo a menos do que os concorrentes, da 31ª rodada, a ser disputado na terça-feira. Já o Ceará perde nova oportunidade de entrar no grupo dos quatro primeiros e segue com 50 pontos, na quinta posição.

O Santa enfrenta o Vila na terça e o América-RN no sábado, ambos na Arena Pernambuco. Também no sábado, o Vovô visita o Boa Esporte no Estádio Municipal de Varginha.

Ceará, Santa Cruz, Castelão (Foto: Bruno Gomes / Agência Diário)Santa abriu o placar no início do jogo e, com um a menos, segurou o Ceará (Foto: Bruno Gomes/Ag. Diário)

 

Santa com um a menos, mas com dois a zero no placar

Só a vitória interessava para os dois times, mas foi o Santa quem primeiro assustou. Após vacilo de Luís Carlos ao socar a bola para longe, Tony cabeceou e, por pouco, não abriu o placar. Pelo Ceará, Ricardinho, em cobrança de falta, tirou tinta da trave direita de Tiago Cardoso. Até que o goleiro Luís Carlos foi surpreendido. Pela direita, Tony cruzou e a bola desviou em Hélder, matando o arqueiro alvinegro, que buscou a bola já dentro da meta: 1 a 0. De herói a vilão, Tony acabou complicando a vida do time pernambucano. O lateral fez falta em Magno Alves, levou o segundo amarelo e deixou o campo mais cedo. Com isso, PC Gusmão tratou de mandar Lulinha para o jogo, antes do intervalo, para dar maior poderio ofensivo ao Vovô. Mesmo assim, os visitantes levaram a vantagem para o tempo seguinte.

A etapa complementar trouxe o Ceará mais agressivo nos primeiros minutos. O Santa se defendia e buscava o contra-ataque. Não fosse a perícia de Tiago Cardoso, que já havia salvado uma bola de Magno Alves no final do primeiro tempo, o Vovô teria deixado tudo igual no marcador com Bill. E como estava inspirado o goleiro do Santa. O Ceará tentava com Ricardinho, em cobranças de falta, com tiros de longa distância de Magno Alves, mas nada passava pelo paredão pernambucano. A vantagem numérica do Ceará só durou até a expulsão direta de João Marcos, que exagerou na dose. Até que brilhou a estrela de Oliveira Canindé. O técnico do Santa sacou Keno e colocou Adilson, que precisou de apenas um lance para marcar, ainda que desajeitado, o segundo dos visitantes, que calaram o torcedor alvinegro no Castelão e se aproximaram ainda mais do G-4.