23/10/2014 15h45 - Atualizado em 23/10/2014 17h17

Adolescente morre após desmaiar em parque de diversões no RS

Menina estava internada no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).
Caso foi no domingo, mas morte ocorreu na quarta-feira (22).

Do G1 RS

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/10/policia-indicia-missionario-por-morte-de-jovem-afogado-em-batismo-no-rs.html (Foto: Bruna Taschetto/RBS TV)Adolescente foi enterrada nesta quinta em Santa Maria (Foto: Bruna Taschetto/RBS TV)

Uma estudante de 13 anos morreu após andar em um brinquedo de um parque de diversões em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. O caso foi no domingo, mas a morte, confirmada pelo hospital universitário do município, ocorreu na quarta-feira (22). A jovem foi sepultada na manhã desta quinta (23).

Conforme o pai da adolescente, no atestado de óbito, consta que a causa foi arritmia cardíaca e parada cardiorrespiratória. Ele relatou que andava em um brinquedo com a menina, no Parque Tupã, quando ela desmaiou. Não havia ambulância no local e, conforme o familiar, o Samu relatou que não tinha veículo disponível no momento. Foi preciso levar a jovem de táxi para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A administração do local relatou que não possui serviço de ambulância e que não há lei que obrigue os parques a oferecer esse tipo de atendimento. Segundo a prefeitura, o decreto 32, que regulamenta a autorização dos parques na cidade, não faz essa exigência. O Samu enviou uma nota de esclarecimento à imprensa sobre o assunto. Confira abaixo, na íntegra:

Nota de esclarecimento - SAMU Santa Maria

Referente ao caso da estudante Érika Henriques Andrades, 13 anos, o SAMU Santa Maria informa que não foi acionado para fazer o atendimento. Nesta quinta-feira 23 de outubro, foi solicitado à Agência Reguladora do SAMU Porto Alegre, que é quem recebe as ligações e faz a triagem para os atendimentos, informações do porquê não fomos comunicados do ocorrido.

Lembrando que o SAMU Santa Maria possui três ambulâncias básicas e uma  avançada.

O retorno da Agência Reguladora do SAMU Porto Alegre, foi a seguinte:

- No momento da ligação, a pessoa que ligou, falou rapidamente e não terminou o pedido, desligando o telefone antes que a ligação fosse passada para o médico regulador. Neste caso, não foi solicitado atendimento em Santa Maria.

Para o SAMU dar o devido socorro nos mais diversos casos de acidentes, é necessário que quem ligar solicitando atendimento, espere até que os atendentes terminem todas as perguntas necessárias para que se possa saber o local da ocorrência, dados clínicos e tipo de gravidade, por exemplo.

Importante salientar que o SAMU recebe diariamente diversas ligações de trote. Portanto, a população precisa saber usar adequadamente este serviço, esperando sempre a ligação até o final.

 

tópicos:
Shopping
    busca de produtoscompare preços de