19/09/2014 16h37 - Atualizado em 19/09/2014 17h21

Porto Calvo terá sessões de cinema gratuitas no projeto Cine Sesi Cultural

Na programação estão previstos curtas e longas-metragens
Exibições ocorrem na Rua Dr. Antônio Dorta sempre ao ar livre.

Do G1 AL

O Cine Sesi Cultural chega ao município de Porto Calvo, na região Norte de Alagoas, nesta sexta-feira (19), e segue por lá até o próximo domingo (21). O projeto, que está na 13º edição, tem a finalidade levar a sétima arte aos moradores do interior do país. Este ano ano irá percorrer 20 municípios de Alagoas.

As projeções são gratuitas e serão exibidas na Rua Dr. Antônio Dorta, sempre ao ar livre, a partir das 18h30. Na programação, os espectadores assistirão um curta e um longa-metragem por noite.

Exibição de abertura acontece às 19h com o longa 'Cine Holliúdy' (Foto: Divulgação/ Cine Holliúdy) 'Cine Holliúdy' será um dos filmes exibidos em Porto Calvo (Foto: Divulgação/ Cine Holliúdy)

Programação
Sexta-feira (19) - a partir das 18h30 - curta-metragem "Pimenta" (SP); longa-metragem "Cine Holliúdy" (CE).

Sábado (20) - a partir das 18h30 - curta-metragem "A Menina Espantalho" (DF); longa-metragem  "A Busca" (RJ).

Domingo (21) -  a partir das 18:30) - curta-metragem "Leonel Pé de Vento" (RS); longa-metragem "Era do Gelo 4".

Sinopses
Curtas-metragem

"Pimenta"
Interior da Bahia. Anos 60. Não fosse a garrafa de pimentas que seu pai ganhara de presente, seria uma tarde qualquer para Zeca. Era uma garrafa linda, mas muito perigosa. Ele tinha que se livrar dela.
Roteiro e Direção: Eduardo Mattos
Produção Executiva: Victor A. Biagioni e Juliana Vicente
Direção de Fotografia: Taís Nardi
Montagem: Daniel Ribeiro
Empresa Produtora: Preta Portê Filmes
Elenco: Sandra Corveloni, Gustavo Mattos e Eduardo Melo.

"A Menina Espantalho"
Conta a história de Luzia, uma menina que mora com seus pais e o irmão Pedro no campo. Quando Pedro começa a frequentar a escola, Luzia manifesta vontade de acompanhar o irmão. O pai autoritário não respeita do desejo da filha e ainda a obriga a espantar os pássaros da sua plantação de arroz. Mesmo vivendo essa adversidade, Luzia dá a volta por cima e aprende a ler no meio do arrozal.

Gênero: Ficção
Subgênero: Infantil
Diretor: Cássio Pereira dos Santos 
Elenco: Jane Silva, Otávio Santiago, Pâmela Silva, Vinícius Ferreira
Duração: 13 min
Ano: 2008
País: Brasil
Classificação: Livre

"Leonel Pé de Vento"
Leonel nasceu pé-de-vento e por isso vive isolado. Quando Mariana se aproxima dele, os dois descobrem a importância da amizade e da convivência com as diferenças.

Gênero: Animação / Subgênero: Infantil, Romance, Cinema Fantástico
Diretor: Jair Giacomini 
Duração: 15 min
Ano: 2006   
País: Brasil
Classificação: Livre

Longas-metragens
"Cine Holliúdy"
Interior do Ceará, década de 1970. A popularização da TV permitiu que os habitantes da cidade desfrutassem de um bem até então desconhecido. Porém, o televisor afastou as pessoas dos cinemas. É aí que Francisgleydisson entra em ação. Ele é o proprietário do Cine Holiúdy, um pequeno cinema da cidade que terá a difícil missão de se manter vivo como opção de entretenimento.

Elenco: Edmilson Filho, Miriam Freeland, Roberto Bomtempo, Rainer Cadete, João Netto, Karla Karenina, Jorge Ritchie, Falcão, Rambú Coti, Ari Shelock, Haroldo Guimarães e Fernanda Callou
Direção: Halder Gomes
Ano: 2012
Gênero: Drama/Comédia
Duração: 91 minutos
Classificação: 12 anos

"A Busca"
Um pai – o médico Theo Gadelha (Wagner Moura), 35 anos – é obrigado a jogar-se na estrada em busca de seu filho Pedro (Brás Antunes) que desaparece no fim de semana em que completaria 15 anos. O repentino e inexplicável sumiço do filho é a última carta a desabar no castelo de Theo. Seu casamento de 15 anos com Branca – médica como ele – acaba de ruir. Theo saiu em busca do filho, mas acaba encontrando seu pai, com quem não fala há vários anos. De cara para o pai, enxerga a si mesmo, redescobre o filho e se desarma com a mulher que nem por um momento deixou de amar.

Gênero: Drama/Aventura
Direção:  Luciano Moura
Roteiro: Helena Soates
Elenco:  Wagner Moura, Lima Duarte, Mariana Lima, Brás Antunes
Duração: 96 minutos
Ano: 2012
Classificação: 12 anos

"A Era do Gelo 4"
Sempre em busca de sua cobiçada noz, o esquilo Scrat provoca, sem querer, a separação dos continentes. A situação provoca mudanças no terreno de vários locais, entre eles onde os amigos Manny (Ray Romano/Diego Vilela), Diego (Denis Leary/Márcio Garcia) e Siid (John Leguizamo/Tadeu Mello) estão alojados. Um terremoto faz com que o trio fique preso em um iceberg, enquanto que Ellie (Queen Latifah/Carla Pompílio) e a pequena Amora (Keke Palmer/Bruna Laynes) permanecem no continente. Em alto mar, Manny promete que irá encontrá-las a qualquer custo, mas para tanto precisará enfrentar perigosos piratas e o canto das sereias.

Gênero: Infantil / Animação
Direção:  Steve Martino, Mike Thurmeier
Roteiro: Michael Berg, Jason Fuchs, Mike Reiss
Duração: 94 minutos
Ano: 2012

 

veja também