ARIPUANÃ, Terça-feira, 16/04/2024 -

NOTÍCIA

Sindicato Rural de Canarana realiza 1º Estradeiro Municipal

Data: Quinta-feira, 30/10/2014 00:00
Fonte: Jornal O Pioneiro com Ascom Famato


O município de Canarana é destaque na produção de grãos da região nordeste de Mato Grosso. Na safra 2013/2014, a produção chegou a 645 mil toneladas de soja e 241 mil toneladas de milho. Porém, a situação das rodovias vicinais preocupa os produtores rurais que temem não ter condições de escoar a produção do próximo ciclo, que já começou a ser semeada. Para verificar as condições das vias, o Sindicato Rural de Canarana realizou, na sexta-feira (17.10), o 1º Estradeiro Municipal, passando por estradas municipais nas regiões da Milagrosa, Fazenda Carolina do Norte e Vale Verde. Foram mais de 250 km percorridos por 10 veículos e 20 produtores rurais, com a presença também de autoridades municipais, como o prefeito e vereadores.

 

Segundo o presidente do sindicato, Arlindo Cancian, a iniciativa de realizar o estradeiro surgiu há cerca de seis meses e tem como objetivo mostrar ao Poder Público municipal a condições das estradas. “Queremos unir esforços para melhorar as condições das nossas vias. Há semanas nenhum trabalho é realizado e a trafegabilidade tem sido mantida através de reparos realizados pelos próprios produtores, que estão dispostos a firmar parceria com a prefeitura para manter a conservação das estradas”, explica Cancian.

 

O presidente também pontuou que uma das alternativas para melhorar as vias municipais de Canarana seria utilizar parte do valor arrecadado com o Imposto Territorial Rural (ITR) na manutenção das estradas. “O município arrecada cerca de R$ 3 milhões em ITR. Desse valor, 60% deve ser utilizado na recuperação de estradas, o que dá um montante de R$ 1,8 milhão, mas que acaba indo para cobrir outras despesas”, frisa.

 

O prefeito de Canarana, Evaldo Diehl, disse que não passava por aquela região há alguns anos e que a produção tem crescido muito por lá, o que demanda melhores vias de acesso. Diehl anunciou que pretende patrolar a estrada até a Milagrosa. “São muitas as estradas e pontes no município e muitas vezes não conseguimos verificar in loco como cada uma está e fazer os reparos necessários”.

 

Preocupação - O produtor rural Eder Fernandes Rodrigues vai plantar em uma área próxima da Milagrosa e está preocupado. “A estrada tem algumas partes que precisam de melhorias. É pouca coisa, mas se não forem feitos reparos será difícil escoar a produção”.

 

Já o produtor Murilo Ramos disse que as estradas estão críticas em várias regiões do município. “No Garapú [entre o Garapú e Água Boa] os próprios produtores recuperaram uma estrada”.

 

O presidente da Cootromat, representando os caminhoneiros, Elmir Luiz Konzen, disse que as estradas estão ruins, mas que vão ficar piores com as chuvas. “Seria necessário um equipe que preparasse as estradas para as chuvas. No ano passado até as transportadoras ajudaram a prefeitura a arrumar as estradas, mas neste ano nem isso foi feito”.