19/10/2014 16h28 - Atualizado em 19/10/2014 16h36

Dia Nacional da Juventude é comemorado por católicos, em RO

Evento acontece na Paróquia São Francisco de Assis.
“Feitos para sermos livres, não escravos” é lema do DNJ.

Do G1 RO

Participaram do evento jovens de Ariquemes, Machadinho do Oeste, Rio Crespo, Cacaulândia, Cujubim, Monte Negro, Alto Paraíso, Buritis (Foto: Eliete Marques/G1)Participaram do evento jovens de Ariquemes, Machadinho do Oeste, Rio Crespo, Cacaulândia, Cujubim, Monte Negro, Alto Paraíso, Buritis (Foto: Eliete Marques/G1)

Centenas de católicos comemoraram o Dia Nacional da Juventude (DNJ), neste domingo (19), no município de Ariquemes (RO), cidade distante 200 quilômetros de Porto Velho. O evento reuniu jovens de oito cidades, na Paróquia São Francisco de Assis, e aconteceu durante todo o dia.

Em 2014, o DNJ aborda a temática do tráfico humano e com o lema “Feitos para sermos livres, não escravos”. O coordenador regional da Pastoral da Juventude (PJ), Sérgio da Silva, explica que o DNJ é comemorado em todo o Brasil, no último domingo de outubro. Porém, em virtude das eleições, a celebração foi adiantada. “É um momento de reflexão acerca do lema, e também de motivação para continuar na caminhada dos grupos de jovens”, ressalta.

Participam do evento, jovens de Ariquemes, Machadinho D'Oeste, Rio Crespo, Cacaulândia, Cujubim, Monte Negro, Alto Paraíso, Buritis. O DNJ começou com missa e segue com palestras, músicas e apresentações culturais. A secretária regional da PJ, Catia Soares, explica que além da PJ, participam do DNJ, jovens do Ministério Jovem, Grupo de Oração Universitária, e ordem Dehoniana. “O DNJ começou em 1985, e desde então a juventude se organiza para celebrar e refletir sobre um tema importante para a sociedade”, enfatiza.