18/04/2014 07h10 - Atualizado em 18/04/2014 07h38

Em AL, sertanejos ainda dependem da ajuda de caminhões-pipa

Água própria para o consumo humano só contando com ajuda.
Chuvas ainda não foram suficientes para encher as cisternas.

Do Globo Rural

Voltou a chover no sertão de Alagoas, mas não o suficiente pra encher as cisternas e a água para beber continua escassa. Os agricultores reclamam que o abastecimento feito por carros-pipa está irregular.

As chuvas que caíram no sertão de Alagoas mudaram o cenário em algumas localidades, como na zona rural de Santana do Ipanema, mas não acabaram com a principal necessidade dos sertanejos: água para beber.

A chuva até devolveu o verde à paisagem, fez o capim crescer e os barreiros encherem, mas essa água que os sertanejos dispõem não é própria para o consumo.

Como ainda não choveu o suficiente para encher as cisternas, os moradores dependem da ajuda dos carros-pipa para manter os reservatórios abastecidos com água potável.

Em cada casa há uma cisterna com capacidade para 16 mil litros, mas a maioria está com um volume muito baixo de água. "A programação é para chegar água toda terça-feira, mas nem sempre chega", reclama o agricultor José dos Santos.

A Defesa Civil Estadual disse desconhecer o atraso na distribuição de água feita por carros-pipa e à reportagem disse que vai entrar em contato com a coordenadoria da região para saber o que causou o problema.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de