24/02/2015 08h09 - Atualizado em 24/02/2015 12h32

Bombeiros controlam fogo em galpão atingido por incêndio em Lorena

Fogo começou na tarde de segunda (23) e foi controlado só na madrugada.
Chamas atingiram galpão com produtos químicos; ninguém ficou ferido.

Do G1 Vale do Paraíba e Região

Equipes do Corpo de Bombeiros fazem trabalho de rescaldo na manhã desta terça-feira (24) após o incêndio que atingiu uma área de galpões industriais em Lorena (SP). De acordo com os bombeiros, os trabalhos devem ser encerrados apenas no final da tarde.

O fogo começou por volta das 16h e foi controlado por volta da 1h. As chamas, no entanto, só foram extintas no início da manhã desta terça-feira. Ninguém ficou ferido e não há mais riscos de explosão no local.

Segundo os Bombeiros, os galpões ficam no bairro Ponte Nova, próximos à empresas de explosivos e ao campus da Universidade de São Paulo (USP) na cidade. De acordo com a Defesa Civil, 15 moradores foram retirados de casas próximas à área e levadas para a casa de amigos e parentes. Elas devem retornar as residências, assim que os trabalhos dos bombeiros se encerrarem.

Equipes dos bombeiros e Cruzeiro, Guaratinguetá e São José dos Campos auxiliaram nos trabalhos e, no início da manhã, 15 homens ainda faziam o rescaldo no local. Durante a madrugada, equipes trabalhavam para apagar alguns focos do incêndio que restavam no local. Duas viaturas abastecidas com espuma química, específica para este tipo de ocorrência, foram utilizadas para auxiliar no combate ao fogo durante os trabalhos.

Bombeiros combatem chamas em fogo em galpão de Lorena/SP (Foto: Thiago Leon/ THX)Bombeiros combatem chamas em fogo em galpão
de Lorena (Foto: Thiago Leon/ THX)

"A propagação do incêndio foi muito grande. Usamos algumas máscaras e a sorte nossa era que o vento estava ao nosso favor, isso foi um fator positivo. A gente não sabe identificar, nem a Cetesb, quantos tipos de produtos têm no local", afirmou o major dos bombeiros Luiz Alberto. Segundo os bombeiros, o incêndio teria sido motivado após ignição de um caminhão que fazia carregamento de cimento próximo a tanques com produtos químicos.

De acordo com o proprietário do galpão, o espaço é alugado para armazenamento dos produtos por uma empresa da região. Nenhum responsável pela empresa que aluga o ponto foi encontrado pela reportagem para comentar o caso.

Técnicos da
Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) estiveram no local pela manhã para fazer vistoria no local e fazem o levantamento sobre os laudos de permissão da empresa para armazenamento de produtos inflamáveis.

 

tópicos: