Curaçao estimula ensino do português para atender brasileiros

Ilha caribenha tem investido na capacitação bilíngue de guias e profissionais do turismo para acolher os visitantes que falam português

Curaçao recebeu no ano passado cerca de 27 mil turistas brasileiros, batendo recorde de passaportes carimbados e registrando um aumento de mais de 137% de desembarques em relação a 2022. Para este, para este ano, a estimativa é de que o número chegue a 50 mil.

De olho no público brasileiro, o Curaçao Tourist Board, o órgão de turismo oficial da ilha caribenha, tem investido na capacitação bilíngue de guias e profissionais do turismo para acolher os visitantes que falam português.

Praia de Cas Abou, na ilha caribenha de  Curaçao
Créditos: fokkebok/iStock
Praia de Cas Abou, na ilha caribenha de  Curaçao

O ensino do idioma visa a otimização da comunicação com o público viajante, garantindo uma experiência ainda melhor para quem parte do Brasil.

A ideia partiu de Janaína Araújo, representante oficial do Brasil no Turismo de Curaçao e CEO da LÉKÈ. Para ela, a medida é importante para que os turistas brasileiros se sintam cada vez mais bem-vindos nos locais onde escolhem passar as férias.

O ensino do idioma visa a otimização da comunicação com o público brasileiro
Créditos: Eduardo Gato/VisiteCuracao
O ensino do idioma visa a otimização da comunicação com o público brasileiro

“É muito importante que o brasileiro se sinta acolhido fora do país. O Brasil é um dos principais agentes do turismo internacional e são poucos os destinos que investem na comunicação com ele”, afirma. 

Janaína também cita que a medida pode servir de exemplo a outros países e popularizar o português como idioma bilíngue nos serviços de hotelaria, gastronomia, cultura e turismo, ampliando o desejo de consumo do destino.

Voo direto do Brasil para Curaçao

Desde junho do ano passado o Brasil tem voo direto para Curaçao. A rota Belo Horizonte – Willemstad é operada semanalmente pela Azul Linha Áreas, com dois voos semanais.

Com mais de 35 praias, um patrimônio diversificado com 55 nacionalidades convivendo entre seus 150 mil habitantes, Curaçao, se diferencia das demais ilhas do Caribe. O visitante que desembarca na ilha chega identifica-se bastante com a hospitalidade e seu povo acolhedor. Todos muito “dushi” (que significa querido em papiamento, idioma oficial).

A colorida Willemstad, capital da ilha caribenha de Curaçao
Créditos: Divulgação/Curaçao Tourist Board
A colorida Willemstad, capital da ilha caribenha de Curaçao

A ensolarada Curaçao está localizada no mar do Caribe onde também estão outras ilhas que faziam parte das Antilhas Holandesas e distante 60km da costa da Venezuela.

A capital Willemstad, eleita Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, possui autênticos prédios de arquitetura dos Países Baixos, criando um perfeito equilíbrio entre a atmosfera europeia e o clima tropical.

Navio da Royal Princess atracado no porto de Willemstad, capital de Curaçao, no Caribe
Créditos: NAN104/iStock
Navio da Royal Princess atracado no porto de Willemstad, capital de Curaçao, no Caribe

A estrutura do recente país, independente desde 2010, é digna de receber turistas do mundo todo. No ano passado, Curaçao recebeu número recorde de 489.558 visitantes, segundo o Escritório de Turismo de Curaçao (CTB). Do Brasil foram 10.161.

O clima de Curaçao é convidativo e mesmo quando há chuva, a quantidade é baixíssima. O país também é destinos de diversos navios de cruzeiro.