UCP: Instituto Superior abre candidaturas para Licenciatura em Direito Canónico

Inscrições para o novo triénio de licenciatura 2024/2027 terminam a 7 de junho

Foto: Instituto Superior de Direito Canónico da UCP

Lisboa, 15 mar 2024 (Ecclesia) – O Instituto Superior de Direito Canónico, com sede no Campus de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa, vai abrir um novo triénio da licenciatura em Direito Canónico no ano letivo de 2024/2025, sendo possível realizar candidaturas a partir de hoje.

“O diploma conferido pelo Instituto de Direito Canónico, que é uma licenciatura canónica de II grau, oferece aos estudantes, clérigos e leigos, uma formação avançada em ciência canónica, capacitando-os com a metodologia e pensamento crítico necessários quer na prática da investigação, quer no exercício do ensino ou de uma outra qualquer atividade canónica que a Igreja lhes confie”, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Direito Canónico constitui-se como a ciência que procura estabelecer na Igreja Católica um regime de justiça assente no Direito divino (natural ou revelado) e no Direito Eclesiástico Positivo (leis e regulamentos), que lhe permita atingir os fins para que foi fundada.

Os estudos em Direito Canónico destinam-se àqueles que pretendem conhecer melhor esta ciência que rege o dia a dia da Igreja Católica, aos que “são chamados a exercer um cargo num Tribunal Eclesiástico” ou que “assumem responsabilidades no seio de uma congregação religiosa”.

Esta licenciatura é também uma oportunidade para todos os que “se interessam por questões relativas a liberdade de crença e a relações Igreja/Estado” e que “tendo formação jurídica civil pretendem complementar a sua formação neste ramo do Direito, para possivelmente serem advogados junto dos Tribunais eclesiásticos”.

As candidaturas a esta licenciatura podem ser realizadas, até 7 de junho de 2024, por aqueles que tiverem completado com aproveitamento as disciplinas do biénio filosófico (I Ciclo) numa Instituição Teológica de ensino universitário ou Seminário Maior.

Fundado em 2004, o Instituto Superior de Direito Canónico informa que já formou dezenas de alunos para o serviço da Igreja em Portugal e nos países de língua oficial portuguesa, muitos dos quais hoje servem a Igreja nos mais variados ofícios ligados à justiça canónica: juízes, defensores do Vínculo, chanceleres, vigários judiciais, entre outros.

O Instituto Superior Canónico tem disponíveis informações para as inscrições na Licenciatura Canónica 2024/2027 no seu sítio online.

LJ/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top