Moscas carnívoras: surto de larvas provoca alerta nacional na Costa Rica

Costa Rica, na América Central, declarou estado de emergência após o surto das larvas de moscas carnívoras, a 'bicheira do Novo Mundo'

A Costa Rica declarou estado de emergência em resposta a um surto crescente de moscas da bicheira do Novo Mundo, ou moscas carnívoras, insetos parasitas que causam infecções dolorosas e fatais em animais e também nos seres humanos.

Larva de moscas carnívoras. Espécime na cor amarela mostra duas presas na cor pretaPaís da América Central decretou estado de emergência após surto de larvas de moscas carnívoras – Foto: Daily Star/Reprodução/ND

As moscas carnívoras, nativas de partes da América do Norte e do Sul, depositam as larvas em feridas abertas, o ambiente ideal para que elas se alimentem de carne e tecidos. De acordo com o jornal britânico Daily Star, o primeiro caso humano no país foi registrado em março deste ano.

O surto já causou danos a populações de gado, além de infectar animais de estimação e pessoas.

As autoridades do país, na América Central, estão tomando medidas para conter a proliferação das moscas carnívoras, em colaboração com o Departamento de Agricultura dos EUA, que erradicou a mosca da bicheira do Novo Mundo na América do Norte na década de 1960.

Mosca preta com olhos laranjados vista de pertoInseto coloca ovos em feridas abertas que posteriormente eclodem, viram larvas e devoram a carne de animais e seres humanos – Foto: Wikipedia/Reprodução/ND

Entenda o ciclo de vida das moscas carnívoras

As fêmeas depositam entre 100 e 350 ovos por vez, que eclodem em menos de 24 horas. A infestação se espalha rapidamente entre animais, pois as fêmeas são atraídas pelo cheiro de feridas infestadas.

  • As larvas se alimentam de carne e tecidos, causando infecções dolorosas e perda de tecido que, se não tiverem o tratamento correto a tempo, podem matar um animal em até duas semanas.
+

Saúde

Loading...