Moeda: Clima: Marés:

Confep e Caravana Federativa contou com mais de 2 mil participantes

Para George Coelho, presidente da Famup, o número mostra o potencial do Congresso em atingir diversas categorias
Confep e Caravana Federativa contou com mais de 2 mil participantes (Foto: Reprodução / Divulgação)

O primeiro dia do I Congresso Paraibano de Municípios e a Feira de Oportunidades e Negócios (Confep) e a Caravana Federativa, na última quinta-feira (4), contou com mais de 2 mil inscritos, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores,  servidores, empreendedores, parceiros públicos e presidentes de entidades. O evento seguiu até sexta-feira (5), no Centro de Convenções, e foi realizado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e contou com o apoio do Governo Federal, Governo da Paraíba e Assembleia Legislativa do Estado.

Ao todo, estavam presentes 90 prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, servidores públicos, empresários, empreendedores, parceiros públicos, dirigentes de entidades privadas, profissionais da imprensa e pessoas da sociedade civil em geral. Para George Coelho, presidente da Famup, o número mostra o potencial do Congresso em atingir diversas categorias.

“Esse Congresso Estadual dos Municípios é um sonho que lutamos muito para realizar. A nossa Federação já está completando 30 anos e ainda não tínhamos conseguido fazer. Por isso, é com muita honra que iniciamos esse momento tão importante para debater a realidade dos nossos municípios. Porque o país começa nos municípios. É lá onde tudo se produz, onde as coisas se projetam, onde o desenvolvimento acontece, onde as pessoas são assistidas e têm suas necessidades atendidas. É preciso valorizar os nossos municípios ”, pontuou, lembrando que o Confep não aconteceria se não fosse a parceria com o Governo Federal, Governo do Estado e Assembleia Legislativa. 

A solenidade de abertura contou com a presença do governador João Azevedo; do ministro do Esporte, André Fufuca; do secretário especial de assuntos federativos, André Ceciliano, representando o ministro das Relações Internacionais Alexandre Padilha; o presidente da Assembleia, Adriano Galdino; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o deputado federal e coordenador da bancada federal paraibana Murilo Galdino; os deputados federais Aguinaldo Ribeiro, Damião Feliciano, Luiz Couto, Mersinho Lucena, Raniery Paulino e Wilson Santiago. 

Também estiveram presentes Eduardo Tabosa, representando a Confederação Nacional dos Municípios (CNM); Bruno Galvão Paiva, procurador-chefe do Ministério Público Federal e Marcelo Brettas, superintendente nacional de relacionamento institucional da Caixa Econômica Federal.

Oportunidade – O secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, exaltou a valorização do pacto federativo. “Esta é a 7ª Caravana e a primeira desse ano, que está levando 35 ministérios, autarquias, bancos, para estarmos próximos aos prefeitos e prefeitas. Aproveitem a oportunidade”, ressaltou. 

O ministro dos Esportes André Fufuca, ressaltou a importância do municipalismo para o desenvolvimento do Brasil, destacando sua origem nordestina, do estado do Maranhão, e reconhecendo essa discussão. “Nenhuma pauta é tão importante que o municipalismo para nosso país, porque os municípios são as bases da nação”, afirmou,  

O governador João Azevedo exaltou a atenção do governo federal com a realização da Caravana Federativa e ressaltou a importância do Confep e da pauta municipalista que se fortalece na Paraíba e na sua gestão. “Somos um governo municipalista na prática e não na teoria. Quando lançamos nosso programa de creches, estamos levando educação infantil para 213 municípios. Quando fazemos o ‘Travessias Urbanas’ levamos asfalto para as ruas de 210 municípios paraibanos. É assim seguimos com projetos e ações na educação, na saúde e em outras áreas”, frisou. 

Programação – A programação de quinta-feira contará ainda com uma sessão itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), além de debates amplos sobre educação, Sistema Único de Saúde, Previdência e passando também por comunicação institucional e legislação eleitoral.

Durante a Caravana Federativa, os prefeitos tiveram acesso direto aos ministérios, autarquias e bancos públicos, que oferecerão um atendimento personalizado. Entre os diversos serviços, os gestores teve a oportunidade de tratar sobre transferência de recursos, linhas de financiamento, convênios, projetos, desbloqueio de verbas, retomada de obras, além de abordar temas como compras públicas, nova lei de licitações e governo digital.

Apoios – O Confep conta ainda com os patrocínios e os apoios da Rede Nord Hotéis, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Correios, Banco do Nordeste, Energisa, Prefeitura de João Pessoa, Agência Seleta, Cosemes, Undime e Coegemas.

Este conteúdo é de responsabilidade do Congresso Paraibano de Municípios e a Feira de Oportunidades e Negócios (Confep) e a Caravana Federativa

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.