SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @sobral24horas

domingo, 14 de abril de 2024

Irã ameaça at4car bases dos EUA se Washington apoiar contra-ataque Israelense

Principais líderes militares do Irã advertiram Israel neste domingo que o país enfrentará um ataque mais severo caso reaja aos ataques noturnos com drones e mísseis, acrescentando que Washington foi informada para não apoiar qualquer ação militar de seu aliado.

“Nosso resposta será muito maior do que a ação militar de hoje se Israel retaliar contra o Irã”, disse o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, Major General Mohammad Bagheri, à TV estatal, acrescentando que Teerã alertou Washington que qualquer apoio a uma retaliação israelense resultaria em bases dos EUA sendo alvejadas.

“Se o regime sionista (Israel) ou seus apoiadores demonstrarem comportamento imprudente, receberão uma resposta decisiva e muito mais forte”, disse o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, em comunicado.

O comandante do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, Hossein Salami, também alertou que Teerã retaliaria contra qualquer ataque israelense a seus interesses, funcionários ou cidadãos.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, disse em uma reunião com embaixadores estrangeiros em Teerã neste domingo que seu país informou aos EUA que seus ataques contra Israel serão “limitados” e para autodefesa.

Enquanto isso, o grupo terrorista Hamas, um dos procuradores do Irã na região, se posicionou em defesa de Teerã após o ataque.

“Nós, do Hamas, consideramos a operação militar realizada pela República Islâmica do Irã um direito natural e uma resposta merecida ao crime de atacar o consulado iraniano em Damasco e ao assassinato de vários líderes da Guarda Revolucionária”, disse o grupo palestino em comunicado. Israel está envolvido em uma guerra, agora em seu sétimo mês, com o Hamas depois que o grupo terrorista de Gaza matou quase 1.200 pessoas e sequestrou 253 em um ataque surpresa em 7 de outubro.

Israel relatou danos modestos e reabriu seu espaço aéreo depois que o Irã lançou uma grande onda de cerca de 300 drones e mísseis no primeiro ataque direto ao estado judeu pela república islâmica, enquanto os Estados Unidos disseram que discutiriam uma resposta diplomática com grandes potências no domingo.

Os ataques de Teerã no sábado à noite – lançados após um suposto ataque aéreo israelense em seu complexo de embaixada em Damasco em 1º de abril que matou oficiais da Guarda Revolucionária Islâmica, um grupo terrorista designado pelos EUA – aumentaram a ameaça de um conflito regional mais amplo.

O Irã anteriormente contava com seus procuradores em toda a região para atacar alvos israelenses e americanos em apoio ao Hamas na guerra contínua em Gaza, que não mostra sinais de alívio apesar de numerosos esforços de mediação.

“Interceptamos, repelimos, juntos venceremos”, postou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu no X, anteriormente Twitter, após o ataque iraniano.

As Forças de Defesa de Israel disseram que mais de 99% dos drones e mísseis iranianos foram derrubados pela Força Aérea Israelense e por países aliados, e estavam discutindo opções de acompanhamento.

O Canal 12 TV citou um oficial israelense não identificado dizendo que haveria uma “resposta significativa” ao ataque.

A guerra em Gaza aumentou as tensões na região, se espalhando para fronts com o Líbano e a Síria e atraindo fogo de longo alcance para alvos israelenses de tão longe quanto o Iêmen e o Iraque.

O aliado mais poderoso do Irã na região, o grupo xiita libanês Hezbollah – que tem trocado tiros com Israel desde 8 de outubro – disse no início de domingo que havia disparado dezenas de foguetes contra uma base da IDF no norte.

Drones também foram lançados contra Israel pelo grupo houthi iemenita alinhado ao Irã, que atacou rotas marítimas no Mar Vermelho e nos arredores para mostrar solidariedade ao Hamas, disse a empresa britânica de segurança marítima Ambrey em um comunicado.

(Gazeta Brasil)

VI0LÊNC1A EM SOBRAL: H0M1CÍDIO A B4LA É REGISTRADO NO BAIRRO SUMARÉ

Um homicídio a bala foi registrado no início da tarde deste domingo, dia 14, no bairro Sumaré.

A vítima, Emanoel Victor Araújo Paz, 22 anos, conhecido por "Manuelzinho", estava trabalhado como entregador por aplicativo em uma motocicleta Yamaha Fazer, quando foi surpreendida por criminosos que efetuaram vários tiros. A vítima foi atingida com vários tiros na cabeça e morreu no local da ocorrência.

Sobral registra 37 homicídios dolosos no corrente ano!

A Polícia Civil irá investigar a autoria e a motivação do crime.

Mais detalhes a qualquer momento.

PT aprova manutenção da aliança com a base do prefeito Ivo Gomes em Sobral

O diretório municipal do PT em Sobral, a 234 quilômetros de Fortaleza, aprovou nessa sexta-feira, 12, a manutenção da aliança que dá sustentação ao prefeito Ivo Gomes (PSB) no Município.

"Diretório do PT Sobral aprovou por unanimidade ontem à noite manutenção da aliança com PSB e demais partidos que compõem a base do governo Ivo", informou o ex-prefeito Clodoveu Arruda (PT), o Veveu.

A atual vice-prefeita, Christianne Coelho, é do PT, mas houve atritos entre ela e Ivo. Pessoas ligadas a ela foram exoneradas da gestão em março.

São cotados para concorrer à Prefeitura de Sobral David Duarte, chefe de gabinete de Ivo, e a ex-governadora Izolda Cela, ambos do PSB.

Pela oposição, deverá concorrer o deputado estadual e empresário do ramo da educação Oscar Rodrigues (União Brasil). Ele é pai do deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil). Oscar já foi candidato a prefeito em 2020, quando o prefeito Ivo foi reeleito com 59,23% dos votos.

A relevância de Sobral

Sobral é o berço político dos irmãos Ivo, Cid, Ciro, Lia e Lúcio Gomes. É a principal cidade da zona Norte do Ceará.

O grupo político familiar se rompeu em 2022. Apesar disso, Ciro sinalizou que não levará a disputa para o berço político.

"Eu não vou contra meus irmãos. Eles podem vir contra mim, mas eu não vou contra eles em nenhuma hipótese", afirmou o ex-ministro de Itamar Franco e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O rompimento, em 2022, encerrou uma aliança que se originou em Sobral, em 1996, ano em que Cid, no PSDB, foi eleito prefeito do município com Edilson Aragão, do PT, na vice.

O entendimento entre os irmãos Ferreira Gomes e o PT ganharia dimensão estadual em 2006, com a candidatura de Cid a governador do Ceará pelo PSB, com o Professor Pinheiro, do PT, como candidato a vice-governador.

PSB e PT entraram no Palácio da Abolição após derrotarem o então governador Lúcio Alcântara. Era a segunda experiência de um Ferreira Gomes à frente do Executivo estadual, pois Ciro já havia sido eleito para o mesmo cargo em 1990.

Os partidos que acomodaram os irmãos, de 2005 a 2022, sempre tiveram no PT o principal aliado de extensas coalizões. As aspirações nacionais do projeto político de Ciro Gomes o colocam desde 2018 em rota de colisão com o PT, legenda contra a qual move críticas de natureza política, econômica e moral.

O encarregado de construir e manter a estabilidade política no condomínio de aliados, então, sempre foi Cid, ao passo que Ciro olhava para o Brasil, ainda que a partir do Ceará. A tarefa de Cid passava também por amortecer as repercussões locais da atuação de Ciro. Ou mesmo sua interferência direta na política local.

Em 2022, Ciro foi o principal fiador da candidatura de Roberto Cláudio a governador, motivo pelo qual Cid Gomes se ausentou das conversas preparatórias que sempre liderou. Ele preferia Izolda Cela, então governadora do Ceará, como candidata à reeleição. Era também a preferência do PT de Camilo Santana (PT).

(O POVO)

URGENTE: Natália Schincariol entrega à polícia provas de abusos cometidos por filho de Lula

A médica Natália Schincariol, ex-parceira de Luis Cláudio Lula da Silva, filho mais novo do presidente Lula, entregou à polícia evidências que, segundo ela, revelam os abusos sofridos durante o relacionamento.

Em uma entrevista ao Radar no dia 2 de abril, Natália compartilhou detalhes da experiência vivida durante o relacionamento com o filho do presidente.

“Depois da infidelidade, quando ele ficou pedindo para voltar e eu não voltei. Foi aí que atacou a ira dele, porque ele tem aquele ego do filho do presidente. ‘Como assim? Ninguém fala não pra mim. Como você não vai voltar comigo? Como você tá falando pra mim que não vai me perdoar? Como você está pedindo para eu sair de casa? Foi aí que ele ficou totalmente irado. Aí começou a me chamar de puta, vagabunda, colocar presente de mulher em cima da mesa. Aí começaram todas as provocações. Do tipo: ‘você não vai me perdoar, então aguente’”, relata Natália.

“E ele falava aquelas coisas do pai dele: ‘se você pedir uma medida protetiva, sua vida vai acabar. Meu pai liga na hora para o juiz’”, acrescenta Natália.

(Terra Brasil Notícias)

Robô que poderá transformar a construção civil vira ameaça para pedreiros

A construção autônoma, anteriormente vista como algo quase irreal e tão raro quanto uma ideia de ficção científica, tornou-se uma realidade tangível na indústria da construção. O impulso dessa transformação? Um robô capaz de colocar até 500 tijolos por hora, redefinindo as expectativas sobre o tempo necessário para erguer um edifício. As informações são do Click Petróleo e Gás.

Essa inovação tecnológica está revolucionando a construção civil através da automação dos processos construtivos, incorporando robôs, veículos de navegação autônoma e tecnologias de impressão 3D.

Novos sistemas avançados são capazes de operar com pouca ou nenhuma supervisão humana, aumentando a produtividade, melhorando a qualidade e reforçando a segurança nos canteiros de obras. Um exemplo notável dessa tecnologia é o robô Hadrian X, desenvolvido pela empresa australiana FBR.

Hadrian X: Transformando a construção civil com Inteligência Artificial

Criado pela FBR, uma empresa australiana pioneira em tecnologia de construção, o Hadrian X é um robô autônomo que marca um avanço significativo na automação da construção. Equipado com inteligência artificial e tecnologia de visão computacional, este robô é especializado em assentar tijolos e blocos com extrema precisão.

O Hadrian X apresenta um braço robótico avançado montado sobre esteiras, permitindo sua movimentação flexível pelo canteiro de obras. Esse braço, que pode se estender até 12 metros de altura, possui uma pinça especial que manuseia tanto tijolos quanto blocos de concreto com habilidade.

Usando tecnologia de visão computacional, o Hadrian X analisa o ambiente de construção, cria um modelo 3D do local e, com base nesses dados, posiciona cada tijolo com precisão milimétrica de acordo com o plano de construção. Uma vez programado, o robô opera de forma totalmente autônoma, podendo trabalhar sem parar, dia e noite, colocando até 500 tijolos por hora — uma produtividade que pode substituir o trabalho de 3 a 5 pedreiros.

Submetido a testes rigorosos em condições reais de trabalho para garantir sua eficácia, o Hadrian X tem sido continuamente aprimorado pelos engenheiros da FBR com base em feedback direto do campo, resultando em um modelo altamente sofisticado, preciso e eficiente na automação das tarefas de construção.

Como a revolução da construção autônoma vai impactar nossas cidades?

A construção autônoma está redefinindo a paisagem urbana com suas vantagens substanciais sobre os métodos tradicionais. Eficiência e produtividade são suas principais características, como demonstrado pelo robô Hadrian X, que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo uma colocação rápida e precisa de tijolos.

A precisão é outra vantagem significativa proporcionada pela automação. Equipados com sistemas avançados de visão computacional e posicionamento preciso, robôs como o Hadrian X instalam cada tijolo com uma precisão milimétrica, resultando em construções de qualidade superior.

Além disso, a segurança nos locais de construção é grandemente aprimorada com o uso de robôs em tarefas consideradas de alto risco. Isso não apenas previne acidentes, mas também promove uma construção mais segura e eficiente. A automação também contribui para uma maior eficiência energética, impactando positivamente o meio ambiente.

Essa revolução na construção, antes vista como parte de um futuro distante, agora é uma realidade concreta. O robô de construção, como o Hadrian X, está aqui para transformar o setor de maneira duradoura.

Fonte: Terra Brasil Notícias

Mecânico de 61 anos é sentenciado a 14 anos pelo STF

Há pouco mais de uma semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o mecânico e empresário Miguel Ritter, de 61 anos, a passar os próximos 14 de sua vida na cadeia. O gaúcho de Santa Rosa ficou oito meses detido na Papuda, até conseguir liberdade condicional em 2023.

Conforme a maioria dos ministros, que seguiu o entendimento do relator Alexandre de Moraes, Ritter cometeu os crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça — com emprego de substância inflamável — e deterioração do patrimônio tombado.

Ritter foi preso no Planalto, durante o 8 de janeiro, ao tentar conversar com militares que estavam na rampa do palácio. Em sua mochila, a polícia encontrou uma garrafa de água, roupas, um terço e um guarda-chuva. De acordo com o depoimento de Ritter, a pouca bagagem confirma que sua intenção era ficar, no máximo, dois dias em Brasília. Ele decidiu ir à capital federal para participar de uma manifestação que, segundo ele, seria totalmente pacífica.

O mecânico tem dois filhos: Rafael, de 32 anos, e Gabriela, de 36 anos, criadora da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro. Ritter é ainda avô de dois netos, um adolescente de 15 anos e uma menina de 4 anos.


Relatório da PF sobre Miguel Ritter

A Polícia Federal (PF) fez um relatório sobre a participação de Ritter no protesto. O documento, contudo, apenas informa que ele esteve em um ônibus fretado com destino ao Distrito Federal e chegada prevista para 6 de janeiro.

Os trabalhos da PF dão conta de que não há nenhuma evidência pericial de que Ritter tenha cometido crime durante a manifestação — como imagens das câmeras de videomonitoramento, amostras de perfil genético ou digitais encontradas nas sedes dos Três Poderes.


Iraci Nagoshi

Ritter não é o único idoso do 8 de janeiro condenado a mais de 10 anos. Ele divide o mesmo destino da professora aposentada Iraci Nagoshi, de 71 anos. Assim como Ritter, ela terá de ficar presa por 14 anos.

(Folha do Estado)

Governo mantém silêncio sobre filho de Lula, acusado de agredir a mulher

Petista que preside Comissão de "Defesa da Mulher" na Câmara também esconde o caso.
Doze dias se passaram e até agora o governo mantém constrangedor silêncio sobre o filho de Lula acusado de espancar a ex-mulher. O presidente e nem a falante primeira-dama ou qualquer das estridentes deputadas do PT, tampouco a Comissão de “Defesa da Mulher” da Câmara, presidida pela deputada Ana Pimentel (PT-M). Ninguém. Silêncio total até mesmo de repórteres que não incomodam suas excelências com perguntas, mantendo o caso longe das manchetes. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Medida protetiva da Justiça proíbe que Luiz Cláudio se aproxime da ex-mulher, mas não proíbe que se fale sobre o assunto, nem que o noticie.

Esta semana, Ana Pimentel se recusou a incluir na pauta da Comissão de “Defesa da Mulher” até uma simples moção de repúdio à agressão.

A mulher que denunciou as agressões já prestou depoimento. Espera-se que o acusado não receba o tratamento de inimputável que lhe é familiar.

sábado, 13 de abril de 2024

Vice-prefeita Lígia Protásio se envolve em acidente ao retornar de Fortaleza

O veículo em que a política estava acabou colidindo contra animais que estavam soltos na pista.
A vice-prefeita de Santa Quitéria, Lígia Protásio, se envolveu em um acidente na manhã deste sábado (13/04), na rodovia BR-020, entre Canindé e Caridade. O veículo em que a política estava acabou colidindo contra animais que estavam soltos na pista, quando ela retornava de Fortaleza.

Conforme o pai Arnaldo Protásio informou ao A Voz de Santa Quitéria, apesar do susto, Lígia e os outros três ocupantes que acompanhavam ficaram ilesos e passam bem, e o carro seria rebocado para a cidade.

(A Voz de Sta. Quitéria)

URGENTE: Irã inicia at4que a Israel com drones e mísseis

O Irã lançou um ataque contra Israel, utilizando dezenas de drones carregados com explosivos, informou a Autoridade de Radiodifusão de Israel. O ataque, que teve início neste sábado (13), marca uma séria escalada nas tensões entre os dois países.

No Iraque, duas pessoas ligadas a segurança afirmaram a Agência Reuters que drones foram vistos no Iraque indo em direção a Israel. O ministro dos Transportes de Bagdá disse que o país fechou seu espaço aéreo.

O espaço aéreo de Israel também fechou seu espaço aéreo para voos internacionais, entrando e saindo de Israel a partir das 19h30 (horário de Brasília).

A rede Al Jazeera, um dos principais veículos de mídia do Oriente Médio, também confirmou a ofensiva iraniana.

Fique atento para mais informações!

Ex-parceira do filho de Lula é afastada do trabalho por depr3ssão

A ex-companheira de Luís Cláudio Lula da Silva, filho mais novo do presidente Lula, foi afastada de suas funções profissionais por 14 dias devido a “sintomas depressivos” relacionados a “conflitos conjugais”, conforme relatado neste sábado (13) pelo jornal O Estado de S. Paulo. A mulher, que é médica e psicanalista, teria sofrido uma deterioração em sua saúde mental após seu ex-namorado republicar um vídeo em que jornalistas de um veículo de esquerda faziam comentários pejorativos sobre sua aparência, além de criticarem a exposição de sua vida conjugal.

De acordo com o relato, o episódio contribuiu para uma crise de ansiedade enquanto ela estava no trabalho. O vídeo em questão foi posteriormente removido por Luís Cláudio após a repercussão.

No início do mês, a médica registrou um boletim de ocorrência contra Luís Cláudio, acusando-o de agressões “de natureza física, verbal, psicológica e moral”. Em sua defesa, Luís Cláudio negou as acusações, alegando ser vítima de calúnia.

(Hora Brasília)

Mais de 15 mil presos não voltaram para a prisão após “saidinhas”

A unidade federativa com mais registros de abandono após as “saidinhas” é São Paulo. Dado consta no Relatório de Informações Penais.

O número de detentos que não retornaram às prisões após desfrutarem das saídas temporárias – as conhecidas “saidinhas” ou “saidões” – passou dos 15 mil no ano passado. O dado consta no Relatório de Informações Penais, que é elaborado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

De janeiro a junho do ano passado, foram 7.630 que não retornaram à unidade prisional, o que representa cerca de 6,3% do total que teve acesso ao benefício. No semestre seguinte, de julho a dezembro, foram 7.619 registros de abandono, uma fatia de 5,6%.

Dispõem do benefício da saída temporária apenas detentos em regime semiaberto e que já tenham cumprido um sexto da pena total e com bom comportamento. Durante o período de liberdade, é proibido que eles frequentem bares e casas noturnas, além de ser exigido o recolhimento à residência visitada no período noturno.

A saída temporária está prevista na Lei de Execução Penal, que entrou em vigor em 1984. O instrumento foi sancionado pelo general João Batista Figueiredo, durante a ditadura militar.

Somados os dois ciclos de pesquisa de 2023, a unidade da Federação com mais abandonos é São Paulo, 5,9 mil registros. Na segunda posição, figura o estado de Minas Gerais, com 1,9 mil presos, e na sequência o Rio de Janeiro, com 1,3 mil casos.

Os dados provêm do Formulário de Informações Prisionais, dentro do Sistema Nacional de Informações Penais (Sisdepen), que é preenchido por servidores indicados pelas secretarias de Administração Prisional de todos os estados e do Distrito Federal.

O Metrópoles entrou em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para comentar as informações, mas não houve retorno até o momento. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.


Veto presidencial

Nessa quinta-feira (11/4), o presidente Lula (PT) vetou parcialmente o PL das Saidinhas, que trata da restrição do benefício das saídas temporárias aos presos. O presidente acatou parecer do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que recomendou a sanção com veto ao trecho que restringia saídas para visitar a família.

O ministro Ricardo Lewandowski afirmou que o veto tem anuência do advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias.

“Nós entendemos que a proibição às famílias dos presos que já se encontram no regime semiaberto atenta contra valores fundamentais da Constituição: o princípio da dignidade da pessoa humana, o princípio da individualização da pena e na obrigação que tem o Estado de proteger a família”, argumentou o ministro da Justiça.

“Preservamos todas as outras restrições estabelecidas pelo Congresso, como a necessidade de exame criminológico para progressão de regime e o uso de tornozeleiras eletrônicas”, completou o ministro.

O veto atinge o Projeto de Lei nº 2.253/22, aprovado pela Câmara dos Deputados em março deste ano. O texto estipulava que o benefício seria concedido apenas aos detentos em regime semiaberto para estudar ou trabalhar.

As saidinhas costumam ocorrer em datas comemorativas, como Dia das Mães, Páscoa e Natal. Atualmente, a Lei de Execução Penal permite que presos em regime semiaberto sejam beneficiados com a saída temporária, cumprindo requisitos como bom comportamento.

Como mostrou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, lideranças da Câmara acreditam que o Congresso Nacional derrubará o veto de Lula ao projeto de lei.

Portal Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

CÃO POLICIAL COLT AJUDA A ENCONTRAR 400KG DE COCAÍNA EM PARAISÓPOLIS

Mais de 400 kg de cocaína foram apreendidos em uma operação policial realizada na sexta-feira (12) na comunidade de Paraisópolis, zona sul de São Paulo. O destaque da ação foi a atuação de Colt, um cão policial do 5º Batalhão de Ações Especiais (Baep), que foi fundamental para localizar o imóvel que armazenava a droga.

Durante uma incursão em uma das vielas da comunidade, Colt demonstrou um comportamento alterado, indicando o portão de uma casa aparentemente abandonada. Ao inspecionarem o local, os policiais encontraram indícios de que a casa era utilizada para refino de drogas. Diversos apetrechos usados na preparação do entorpecente foram encontrados espalhados pelos cômodos.

A cocaína, totalizando 419 kg, estava acondicionada em sacos e outras embalagens. Além disso, os policiais também apreenderam 35 litros de lança-perfume em tambores.

O caso foi registrado como apreensão de drogas no 89º Distrito Policial (Portal do Morumbi). A Polícia Civil dará seguimento às investigações para identificar os responsáveis pelo imóvel e desmantelar a rede de tráfico de drogas.

(Gazeta Brasil)

PT emite nota de apoio a Padilha e afirma que Lira "ofende a harmonia entre os Poderes"

O Partido dos Trabalhadores (PT) emitiu nesta sexta-feira (12) uma nota em apoio ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, após críticas do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O chefe da Casa Baixa do Congresso chamou Padilha de “incompetente” durante uma entrevista em Londrina, no Paraná. Além disso, declarou que o petista é seu “desafeto pessoal”, atribuindo a ele “notícias falsas” sobre uma suposta derrota de Lira na votação da Câmara que manteve a prisão de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), suspeito de ter sido o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco, do PSOL, em março de 2018. No comunicado, a legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou solidariedade a Padilha, destacando sua “competência” e criticando a postura de Lira, que, segundo o partido, compromete a “liturgia do cargo” de presidente da Câmara e prejudica a harmonia entre os Poderes da República.

Lira fez os comentários após ser questionado por jornalistas sobre a votação na Câmara que manteve a prisão de Brazão. Há relatos de descontentamento de Lira com a interferência do governo, incluindo Padilha, na análise desse caso pelos parlamentares. O ministro, por sua vez, afirmou que o governo defendeu a manutenção da prisão do deputado com base em um processo de investigação de seis anos. Sobre os ataques de Lira, ele disse que não guarda rancor e referenciou a música AmarElo, do rapper Emicida: “A periferia da minha cidade diz que ‘mano, rancor é igual a tumor, envenena a raiz’”. O PT reiterou seu apoio a Padilha, condenou ataques que considera prejudiciais à democracia e pediu que os líderes políticos priorizem os interesses do Brasil.


Veja a nota do PT

O Partido dos Trabalhadores manifesta irrestrita solidariedade ao companheiro Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, do governo Lula. É inegável a competência e a capacidade do ministro Alexandre Padilha, tanto no atual governo quanto nas inúmeras oportunidades em que serviu aos interesses do povo brasileiro. Ao atacar o ministro Alexandre Padilha, o deputado Arthur Lira compromete a liturgia do cargo de presidente da Câmara Federal e ofende a harmonia entre os Poderes da República.

O Brasil precisa de relações republicanas saudáveis para superar o atual estágio de beligerância provocado por atitudes que desafiam a convivência política e social. O governo do presidente Lula, eleito com 60,3 milhões de votos, tem o compromisso de unir a sociedade para reconstruir o país e promover o desenvolvimento. O PT reafirma seu apoio ao ministro Alexandre Padilha, repudia ataques que agridem a democracia e convoca as lideranças do país a colocarem os interesses do Brasil em primeiro lugar.

(Folha do Estado)

LULA: "EU, SE PUDESSE, IA FAZER UM DECRETO: "É PROIBIDO MENTIR. QUEM MENTIR, VAI SER PRESO", ASSISTA

Na tarde desta sexta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, durante discurso, que se pudesse criaria um decreto para prender quem mente. Momentos antes, o petista disse ter sido preso “pela maior mentira contada nesse país”.

A fala foi dada em evento do agronegócio, em Campo Grande (MS), na 1ª ida do petista a Mato Grosso do Sul neste novo mandato.

“Se pudesse, ia fazer um decreto: é proibido mentir. Quem mentir vai ser preso, porque a gente não pode viver subordinado à mentira, maldade, intriga”, disse Lula ao finalizar seu discurso.

O evento do petista ocorreu em uma fábrica da JBS, grande empresa do setor e administrada pelos irmãos Batista, alvos da Lava Jato.

Fonte: Gazeta Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Primeira parcela do 13º salário dos servidores do Ceará será paga em maio

A primeira parcela do 13º salário dos servidores do Ceará será paga no dia 10 de maio, um pouco antes do Dia das Mães, que será no dia 12.
O anúncio foi realizado pelo governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), em live nas redes sociais.

Atualmente, são 163 mil servidores entre ativos, inativos e pensionistas. Com isso, serão injetados mais R$ 600 milhões na economia cearense, além do valor dos salários.

Mas com a soma da folha de pagamento, no valor de R$ 1.132.341.988, serão R$ 1,7 bilhão em circulação.


Sanção do reajuste dos professores do Ceará

Outro anúncio foi a sanção da lei que concede o reajuste de 5,62% para os professores da rede estadual de ensino básico.

Para os docentes que ainda não recebem o piso, o valor terá retroativo de 3,62% até janeiro, com o reajuste de 5,62% vigorando a partir de julho.

O piso nacional do magistério estava fixado em R$ 4.580,57 e com o aumento o vencimento base dos professores em início de carreira passará a R$ 4.668,98.

Somados outros vencimentos, a remuneração final chega a R$ 6.465,09.

Conforme Elmano, em 2024, são R$ 320 milhões a mais para melhoria salarial dos profissionais da educação pública do Ceará.

E complementa que em 2024 serão mais de R$ 400 milhões para além do que já estão aportando na categoria.

Durante a transmissão ao vivo, ele também frisou que o diálogo com a categoria continua para garantir mais conquistas aos profissionais.

Sobre o reajuste, o impacto previsto pelo Estado é para mais de 133 mil profissionais, a partir da folha de pagamento do mês de julho, que terá repercussão financeira de mais de R$ 384 milhões neste ano.

Segundo o governo, o aumento respeita o limite prudencial de gastos, seguindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Presente na sanção, Anizio Melo, presidente do Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc), acrescenta que, com a medida, o Ceará mostra que quando tem diálogo, mesa permanente de negociação, mobilização e responsabilidade com as questões há avanços.

"Fomos ao limite com o governo", frisa, acrescentandoque o sindicato dos professores conseguiu um "plano de carreira histórico". (Com Fabrícia Braga, Especial para O POVO, e Adriano Queiroz)


Professores do Ensino Superior

Porém, em relação aos professores do Ensino Superior, que entraram em greve no Ceará, ainda segue sem resposta o pleito da categoria de reposição de 35,7%, num plano de entrada de 10%, retroativo a janeiro de 2024, segundo o Sindicato de Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece).

Nilson de Souza Cardoso, presidente da entidade, informa que a liminar decretando a ilegalidade da paralisação e determinando o retorno dos professores levou a uma votação pela continuidade da greve por unanimidade. "A categoria recebeu com muita indignação e isso ampliou a mobilização."

Da proposta que recebeu do governo estadual, ele frisa que haverá discussão na próxima segunda-feira, 15 de abril, às 9h.

Em nome do professor Hidelbrando dos Santos Soares, reitor da Uece e presidente da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), com entendimento firmado com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a proposta é a de retomada integral das atividades com a contrapartida de que o Governo do Estado irá proceder o protocolo de pedido de suspensão das ações judiciais que estão em trâmite contra a greve.

(O Povo)

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Carros de luxo, armas e dinheiro são apreendidos e três pessoas são capturadas em operação da PCCE na Capital e RMF

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nas primeiras horas desta sexta-feira (12), a quinta fase da “Operação Captum”, que resultou nas capturas de três pessoas, bem como nas apreensões de veículos de luxos blindados, uma quantia de dinheiro em espécie, armas de fogo e munições. As ofensivas, com objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra homens integrantes de grupos criminosos, aconteceram em bairros da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ainda durante a ação, três contas bancárias foram bloqueadas.

Com um trabalho contínuo com foco em desmembrar grupos criminosos que atuam diretamente com a comercialização de drogas e crimes de homicídios no Ceará, policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) saíram em campo, nesta sexta-feira, e prenderam três indivíduos alvos das decisões judiciais. Contra os três homens, com idades de 24, 28 e 38 anos, existiam mandados de prisão em aberto pelos crimes de integrar organização criminosa, associação para o tráfico e comércio de armas de fogo.

Um dos indivíduos, o de 24 anos, foi capturado no bairro Mondubim, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza, já os demais nas cidades de Maracanaú e Maranguape (AIS 12 e 24). Ainda durante a ofensiva, os policiais cumpriram os mandados de busca e apreensão em desfavor deles, que foram localizados em posse de arma de fogo e munições, aparelhos celulares, três veículos de luxo, dois deles sendo blindados, uma quantia de dinheiro em espécie e uma pequena quantidade de entorpecentes. Com isso, além das buscas serem cumpridas, ele foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Denúncias

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a população pode repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. As denúncias podem ser feitas via 181, ou enviando mensagem para o WhatsApp (85) 3101-0181 do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A Draco, unidade especializada da PCCE, também mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Ação conjunta resulta na captura de chefe de grupo criminoso em Sobral

Dando continuidade aos trabalhos de combate aos crimes no município de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado, equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizaram, na tarde desta quinta-feira (11), a prisão de um homem, suspeito de chefiar um grupo criminoso atuante no bairro Pintor Lemos.

A investigação foi coordenada pelo Núcleo de Combate ao Crime Organizado (NCCO), da PCCE, e contou com apoio de equipes da Delegacia Regional de Sobral e da PMCE. As investigações iniciaram após o núcleo especializado receber informações sobre ameaças veiculadas nas redes sociais do suspeito, direcionadas a integrantes de um coletivo criminoso rival.

Segundo investigações policiais, o suspeito, de 30 anos, com passagens por roubo, porte ilegal de arma de fogo e ato libidinoso contra menor, é apontado como chefe de um grupo criminoso responsável por crimes registrados no município. Durante as diligências, o homem foi capturado e três celulares, que serão utilizados para subsidiar novas investigações policiais, foram apreendidos no bairro Sumaré.

O alvo foi encaminhado para a Delegacia Regional de Sobral, onde foi autuado em flagrante pelo crime de organização criminosa e, em seguida, colocado à disposição da Justiça. Esta é a 14ª prisão do Núcleo de Combate ao Crime Organizado (NCCO).

Elon Musk afirma que recursos do X à Justiça do Brasil são uma “farsa”

O empresário Elon Musk disse nesta 6ª feira (12.abr.2024) que o processo de apelação do X (antigo Twitter) à Justiça do Brasil é uma “farsa”. O bilionário comentou uma publicação na própria rede social que afirma que os recursos do X no país não têm respostas das autoridades brasileiras. Musk é dono da plataforma desde 2023. A publicação compartilhada por Musk diz que “o X Brasil entrou com muitos recursos, alguns dos quais estão pendentes há mais de 1 ano” e que existiriam ao menos 42 casos sem resposta judicial, além de 3 pedidos de esclarecimento.

O perfil de assuntos governamentais do X publicou também nesta 6ª feira que o X Brasil protocolou “muitos recursos” e que muitos deles estão pendentes há mais de um ano. “Pedimos que o tribunal ouça esses recursos e respeite o devido processo legal”, diz o X.


MUSK X MORAES

O bilionário tem feito críticas constantes à Justiça brasileira desde o final de semana. A maioria tem como alvo o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Musk já chamou o ministro de “ditador”, pediu pela sua deposição, o acusou de “trair o povo brasileiro e a Constituição” e disse que ele tinha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “em uma coleira”.

Em resposta, Moraes incluiu Musk no inquérito das milícias digitais e afirmou que “alienígenas” estariam agora descobrindo a reação do Poder Judiciário brasileiro à atuação de grupos que atuam contra a democracia.

As críticas de Musk vieram na sequência de acusações feitas pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger em 3 de abril. Segundo Shellenberger, o ministro tem “liderado um caso de ampla repressão da liberdade de expressão no Brasil”.

Ele foi o responsável por divulgar na 4ª feira (3.abr) e-mails trocados entre representantes do X (ex-Twitter) do Brasil e dos Estados Unidos de 2020 a 2022, antes de Elon Musk comprar a empresa. Os funcionários relatavam pedidos repetidos da Justiça e do Congresso brasileiro para que a plataforma revelasse dados pessoais de perfis na rede social. A empresa teria recusado parte das determinações. Leia o conteúdo completo aqui. Em entrevista ao Poder360 na 3ª feira (9.abr), o jornalista norte-americano afirmou que publicaria mais arquivos sobre o caso.

(Folha do Estado)

C0V4RDIA: Mulher joga soda cáustica em vira-lata e cão fica cego de um olho

O cachorro vira-lata “Negão” (foto abaixo) ficou cego de um olho e perdeu parte da pele das costas após uma mulher jogar soda cáustica nele. A mulher, que confessou o crime à polícia, residia na casa da vizinha de onde morava o cão. As informações são do Metrópoles.

O motivo para a violência teria sido o fato do cão ter mordido o filho da suspeita, identificada como Bianca Regina Baptista, de 37 anos. A criança havia ido tomar um suco na residência da vizinha dela, em 21 de março deste ano, na favela de Heliópolis, zona sul de São Paulo.

Apesar da gravidade dos ferimentos decorrentes do uso da substância química, que provocou queimaduras de terceiro grau nas costas do cachorro, a tutora dele só encaminhou Negão para a um serviço médico veterinário nove dias depois, por causa da repercussão do caso nas redes sociais.

O Metrópoles apurou que uma protetora foi acionada e foi até a casa onde o cachorro estava, resgatando-o e encaminhando-o até uma clínica veterinária, onde Negão permanece em tratamento. A tutora dele, identificada somente como Luciene, “em nenhum momento” procurou a protetora “para ter notícias do animal”, como consta em registros da Delegacia de Investigações de Infrações contra o Meio Ambiente (Diima).

Ainda segundo registros da Polícia Civil, Negão mordeu a criança quando ela fez um movimento brusco com um dos braços, no momento em que tomava um suco na casa da vizinha. O cachorro havia sido adotado pela tutora há cerca de um mês.

O garoto precisou ser levado para um hospital, para dar pontos na mão e tomar uma vacina antirrábica, que é administrada após uma pessoa ser mordida por um cachorro.

A mãe do menino então foi avisada. No momento em que viu o filho no hospital, ela afirmou à polícia “ter perdido a cabeça”.

Ela então foi até a favela, misturou soda cáustica com água e jogou a mistura química sobre o cão, na frente de várias testemunhas.

Repercussão e vida nova

“A militância da causa animal conscientizou-se do ocorrido e vídeos do animal muito ferido, com escamas e lhe escorrer [pelas costas], passaram a ser veiculados nas mais variadas plataformas”, explicou o delegado João Batista Blasi, que investiga o caso.

Ele acrescentou que a autora não negou o crime. “Isso não se justifica, mas ela falou que perdeu a cabeça e cometeu o ato cruel quando viu o filho ferido”, acrescentou.

A mulher é investigada por maus tratos, crime pelo qual será indiciada quando o Inquérito Policial for relatado à Justiça. Negão foi tirado da tutora. Ele foi encaminhado para uma clínica veterinária e o tratamento é bancado por ativistas da causa animal.

O cachorro ainda precisará fazer enxerto de pele nas costas, por causa da gravidade dos ferimentos.

Quatro jovens desaparecidas no Ceará são encontradas m0rtas com marcas de vi0lência em menos de uma semana

Em menos de uma semana, quatro jovens que estavam desaparecidas foram encontradas mortas com marcas de violência no interior do Ceará. Os casos foram registrados nas cidades de Tianguá, na Serra da Ibiapaba, e Itarema, na zona norte do estado.

Nesta quarta-feira (10), dois corpos foram encontrados enterrados em uma cova, em um sítio na zonal rural de Tianguá. Segundo a Polícia, as vítimas são duas meninas que estavam desaparecidas há pouco mais de uma semana: Eveline Souza Mendes, de 18 anos, e Marina Nascimento Souza, prima de Eveline, de 15 anos. Antes disso, a polícia já havia localizado o corpo de Ana Vitória, que estava desaparecida há mais de uma semana na mesma cidade.

Vitória desapareceu em Tianguá no dia 23 de março, após ser levada da casa da namorada por dois homens. O corpo foi localizado na última sexta-feira (5), próximo a um campo de futebol. A vítima teve a cabeça decapitada, com várias lesões pelo corpo.

Já Eveline desapareceu no dia 1° de abril, por volta das 15h. Segundo familiares, ela foi abordada por um rapaz e uma moça na rua Adalto Dasmaceno, que a acompanharam até um mototáxi. No mesmo dia, Marina, prima de Eveline, também desapareceu. Marina deixou a casa do namorado por volta das 13h30, utilizando um mototáxi no bairro Córrego. O destino era a residência da avó, no bairro do estádio, onde novamente solicitou um mototáxi e nunca mais foi vista.

Os cadáveres das duas primas foram enterrados em uma cova em meio a um plantio de feijão na localidade conhecida como sítio Caracol. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os corpos foram localizados com sinais de violência.

Outro caso semelhante ocorreu em Itarema, no norte do Ceará. Júlia Rafaela, de 17 anos, desapareceu no último domingo (7), após sair de casa, no Loteamento Novo, para ir à praia. O corpo da jovem foi encontrado na manhã desta quarta-feira (10), na zona rural de Acaraú, cidade vizinha. A vítima possuía marcas de tiros no corpo. A Delegacia Regional de Acaraú apura o caso.

Fonte: GCmais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More