Série ASérie BEuropa

- Atualizado em

Com 23 datas, fórmula da Segundona do Campeonato Cearense é definida

Mesmo com ausência de quatro dos 12 representantes, fórmula do estadual é definida. Campeão será conhecido após 22 jogos. Sistema será de pontos corridos

Por Fortaleza, CE


Reunião Conselho Arbitral Série B Campeonato Cearense (Foto: Juscelino Filho)Reunião Conselho Arbitral Série B Campeonato Cearense (Foto: Juscelino Filho)

Está definida a fórmula da Série B do Campeonato Cearense. Com 12 times e 23 datas, o certame terá início no dia 1° de março, com final prevista para o dia 31 de maio. Nesta sexta-feira (31), representantes de oito dos 12 clubes se reuniram na sede da Federação Cearense de Futebol e votaram pela fórmula da competição.

Em um grande grupo, todos jogam contra todos em duelos de ida e volta. Os dois primeiros garantem acesso à elite do futebol cearense. Em jogo único, os dois melhores decidem o campeão. Os dois últimos são rebaixados à Terceirona do estadual.

Representantes de Ferroviário, Nova Russas, Itapajé e Maracanã não compareceram à reunião. No caso dois dois últimos, representantes não oficializados (com isso, sem direito a voto), apenas participaram como ouvintes. 

Durante a reunião, também foi votado o fim da Terceirona, transformando a Segundona em uma grande competição. No entanto, por unanimidade, a proposta foi refutada.

- Essa história já vem se alongando há bastante tempo. De criar a Super Segundona para acabar com a Terceira, mas achamos totalmente inviável devido ao número de clubes que temos na Segunda Divisão. Isso abriria precedente para empresários que pegassem alguma equipe da Terceirona garantir uma vaga de maneira automática na Segundona. A proposta foi do Aguiar Júnior, do Maguary, mas que hoje estava representando o Crateús - explicou o vice-presidente da FCF, Eudes Bringel.

Jorge Luís, diretor de futebol do Barbalha, foi um dos que aprovou o novo regulamento.

- A gente já sabe que vai fazer dez viagens, mesmo número que faríamos se fosse no esquema de dividir em dois grupos. Mas achamos isso justo. O Barbalha foi quem mais pontuou na Segundona, mas ficou em terceiro lugar por critérios de chave. Desse jeito é mais justo. Aprovamos e defendemos a atual fórmula.

Reunião Conselho Arbitral Série B Campeonato Cearense (Foto: Juscelino Filho)Reunião Conselho Arbitral Série B Campeonato Cearense (Foto: Juscelino Filho)