Brasil
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Folhapress — São Paulo


No auge da crise hídrica que afeta a região Sudeste, 14 cidades de São Paulo e de Minas Gerais receberão um plano de combate à perda de água no abastecimento da população, encomendado pelos Comitês PCJ, órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos na região.

São pequenas e médias cidades da bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) que ainda não têm um plano diretor de combate a perdas ou cujos planos estão desatualizados - as outras 55 cidades da região do comitê ficaram de fora do projeto porque já têm planos semelhantes.

Hoje, essas 14 cidades têm índice de perda que chega a quase 50% de toda a água captada, como é o caso de Louveira (a 72 km de SP). A meta é que, até 2020, esse desperdício caia para 25%.

O alto índice de perdas e a forte estiagem deste ano fazem com que a população de alguns desses municípios, como Valinhos e São Pedro, por exemplo, enfrentem racionamento de água há vários meses.

Os estudos vão beneficiar mais de 300 mil habitantes em nove municípios paulistas (Analândia, Bom Jesus dos Perdões, Ipeúna, Louveira, Rafard, Saltinho, São Pedro, Tuiuti e Valinhos) e cinco mineiros (Camanducaia, Extrema, Itapeva, Sapucaí-Mirim e Toledo).

De posse dos planos, que ficarão prontos daqui a oito meses, as prefeituras saberão em quais obras investir para reduzir a perda física (que não chega a ser consumida, geralmente desperdiçada em vazamentos ou na distribuição) e quais medidas adotar para evitar a perda aparente (água que é consumida, mas não faturada devido a ligações clandestinas ou hidrômetros descalibrados).

Contratos

No valor de R$ 1,9 milhão, os contratos serão assinados na tarde desta quarta-feira em Piracicaba, e os estudos serão feitos pelas empresas RHS Controls-Recursos Hídricos e Saneamento e Novaes Engenharia e Construções.

O contrato está sendo mediado pelos Comitês PCJ, que abrange mais de 5 milhões de habitantes em 69 cidades (64 paulistas e cinco mineiras).

A entidade firmou termos de cooperação técnica com os municípios por meio do seu braço executivo, a fundação Agência das Bacias PCJ, e contratou as duas empresas, por meio de licitação pública.

As prefeituras das 14 cidades não terão custo para a elaboração dos planos, mas ficarão responsáveis pelas obras necessárias segundo os estudos.

"O plano diretor é importante para otimizar recursos", diz Sérgio Razera, presidente da Agência das Bacias PCJ. "Ao diminuir o desperdício, sobram mais recursos para fazer investimentos."

Mais recente Próxima FGV: Prévia da confiança sinaliza 3º trimestre fraco para a indústria

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Novas tecnologias já estão criando representações de chat, áudio e vídeo que imitam pessoas falecidas. Mais quais são as implicações disso?

Inteligência artificial deveria ser usada para recriar entes queridos depois de mortos?

Fenômeno foi registrado em cidades dos Estados Unidos, Canadá e Europa

Tempestade solar provoca aurora boreal em diversos países; veja as fotos

Segundo boletim da Defesa Civil estadual, subiu para 445 o número de municípios afetados pelos temporais

Chuvas: Número de atingidos por enchentes ultrapassa 2 milhões no RS

Previsão é que o nível do Guaíba, que caiu para 4,58 metros, possa voltar para 5 metros

Ainda com inundações e problemas de abastecimento, Porto Alegre volta a ter chuvas fortes

Com maior bancada, apoio do partido pode ser decisivo na sucessão da presidência das Casas do Legislativo, em fevereiro de 2025

PL exigirá apoio a anistia para Bolsonaro em troca de votos nas eleições da Câmara e do Senado

Acompanhe as informações atualizadas sobre as possibilidades de doação (dinheiro, produtos) e veja iniciativas de empresas e organizações para ajudar os gaúchos

Saiba como doar para o Rio Grande do Sul

Fortes chuvas na região provocaram centenas de mortes e causaram destruição em todo o Estado

Roberto Carlos doa R$ 200 mil ao Rio Grande do Sul e fará show beneficente

Segundo a re.green, empresa que tem Arminio Fraga e João Moreira Salles entre os acionistas, objetivo é entregar cerca de 3 milhões de toneladas de créditos de carbono a partir da restauração de áreas da Mata Atlântica

Microsoft e empresa brasileira se unem para restaurar 16 mil hectares de Mata Atlântica

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), a altura das águas ficou em 4,58 metros, seguindo a tendência de queda sentida nas últimas 24h

Nível do Guaíba, no RS, chega no menor patamar em 8 dias, diz ANA

De acordo com dados da Anatal, há 344 cidades no Estado com funcionamento pleno dos sistemas de telecomunicações

Serviços de comunicação são restabelecidas e apenas três cidades do RS seguem sem acesso