quinta-feira, 18 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

RN começa ofertar vacina contra hepatite A nos postos do SUS

- Publicidade -

O Rio Grande do Norte já está ofertando, gratuitamente, a vacina contra hepatite A nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é vacina 47 mil crianças entre um ano e dois anos incompletos em todo o estado. Até o momento, 34.600 doses já chegaram ao RN.

O esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) prevê uma dose única da vacina, mas será feito um monitoramento para definir sobre a necessidade de inclusão de uma segunda dose no calendário da criança.

“Já houve uma redução significativa da circulação viral da hepatite A no país com a melhoria das condições sanitárias. Com a vacinação das crianças, grupo mais vulnerável e exposto à doença, podemos diminuir ainda mais a circulação deste vírus”, ressaltou o ministro da Saúde Arthur Chioro.

Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a vacina contra hepatite A passa a ser uma importante ferramenta de prevenção da doença. “A vacina, tomada na infância, gera proteção para a vida inteira e evita casos graves e óbitos, causados pela doença”, explicou o secretário.

A doença

A hepatite A é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos de hepatite A no mundo, sendo identificados casos esporádicos e epidemias. No Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.

A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. A estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados contribuem para a transmissão. A disseminação está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene praticadas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas