10/07/2014 12h04 - Atualizado em 10/07/2014 12h04

Audiência pública debate instalação de duas PCHs em rio de MS

PCHS vão poder gerar 47,8 MW, energia para atender 173 mil pessoas.
Centrais serão instaladas em trechos do rio Amambai, no sul do estado.

Anderson ViegasDo Agrodebate

Barragem de pequena central hidrelétrica (PCH) em Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução/TV Morena)Barragem de pequena central hidrelétrica (PCH)
em MS (Foto: Reprodução/TV Morena)

Audiência pública que será realizada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) nesta quinta-feira (10), em Amambai, a 342 quilômetros de Campo Grande, vai discutir a instalação de duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), no rio Amambai, no sul do estado. O evento será realizado a partir das 19h, no Alphaville Club II.

Segundo o Imasul, a PCH Foz do Saiju ficará nos limites dos municípios de Amambai, Caarapó, Laguna Carapã e Juti. A área do reservatório será de 800 hectares e a unidade terá capacidade instalada de 22,1 MW, suficiente para atender uma cidade de aproximadamente 80 mil habitantes.

Já a PCH Barra do Jaguari, também será instalada no rio Amambai, mas no trecho entre os municípios de Amambai e Laguna Carapã. Conforme o instituto de meio ambiente, a pequena central hidrelétrica terá um reservatório com área de 1.200 hectares e terá capacidade para gerar até 25,7 MW, o que poderia atender uma cidade com aproximadamente 93 mil habitantes.

Os dois projetos são da empresa Sigma Energia. Conforme os relatórios de impactos ambientais dos empreendimentos (Rima), no projeto da PCH Foz do Saiju, a companhia estima o investimento no projeto de R$ 80 milhões e no da Barra do Jaguari, R$ 118,8 milhões.

A realização da audiência é uma das condicionantes para que a empresa obtenha o licenciamento para os empreendimentos. No evento serão apresentandos os relatórios de impactos ambientais dos projetos, bem como as medidas para compensá-los.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de