• Marcela Bourroul
  • Marcela Bourroul
Atualizado em
Fachada do Carrefour Express (Foto: Divulgação )

Fachada do Carrefour Express (Foto: Divulgação )

O Carrefour apresentou nesta quinta-feira (28/08) um novo modelo de loja para sua operação no Brasil. Trata-se do Carrefour Express, unidade compacta, com mix de produtos focado em compras rápidas de itens de consumo imediato e do dia a dia. O modelo já existe em outros países como Argentina, França e Espanha. A primeira unidade será inaugurada no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo. "Com esse lançamento, o Carrefour dá um novo passo em direção ao seu crescimento no Brasil, que já representa a 2ª maior operação do grupo. Nossa estratégia é investir em soluções multiformato que atendam às diferentes demandas dos consumidores brasileiros", afirmou Charles Desmartis, CEO do grupo Carrefour no Brasil. 

O modelo de loja compacta e de bairro, já explorado por outras redes de supermercados, só chegou agora ao Carrefour brasileiro por questões de fôlego financeiro. "Tivemos que arrumar a casa nos últimos anos. Agora, com a arrumação acabada, temos condições para investir em um novo formato", diz Desmartis. Ele garante que a casa está "bem arrumada".

Para implantar o modelo, o Carrefour criou uma nova unidade de negócios no país, que será comandada por Luis Curti. "O modelo Express é uma solução eficiente e conveniente para comprar de itens de reposição e consumo básicos. Ao mesmo tempo em que atende necessidades dos clientes, proporciona uma experiência de compra mais ágil a um preço competitivo para o segmento", afirmou Curti, agora diretor do Carrefour Express no Brasil.

Charles Desmartis, CEO do grupo Carrefour no Brasil, e Luis Curtis, diretor do Carrefour Express do Brasil (Foto: Marcela Bourroul)

Charles Desmartis, CEO do grupo Carrefour no Brasil, e Luis Curti, diretor do Carrefour Express do Brasil (Foto: Marcela Bourroul)

Cerca de 200 pessoas trabalharam para pensar o novo modelo durante um ano. A partir de agora, um time de 50 funcionários levará o projeto adiante. Nem Desmartis nem Curti revelaram informações sobre investimentos ou plano de expansão. Eles disseram apenas que foram gastos R$ 750 mil com a unidade do Tatuapé e que a segunda será aberta no centro da cidade.

Inicialmente, a empresa deve manter o foco no Express só em São Paulo. Foi aberto um centro de distribuição em Osasco, com capacidade para atender até 100 lojas. Só quando a operação paulista estiver estabelecida é que o Carrefour levará o modelo para outros estados.

O formato Express é definido como varejo de proximidade e possui três frentes principais: produtos de consumo imediato, como saladas prontas; itens do dia a dia, como pães e leite e produtos de consumo mais planejado como como limpeza e rações. A ideia é atender a demanda crescente de consumidores por compras menores em locais próximos à residência ou trabalho.

Atualmente o Carrefour possui mais de 5800 lojas no formato express, distribuídas em mais de dez países. 

E-commerce
Segundo Desmartis, uma consultoria foi contratada para avaliar a reabertura do e-commerce. O negócio pode voltar a funcionar, segundo o CEO, no segundo semestre de 2015.