Topo

Com gols no fim, Real e Atlético empatam no 1º jogo da Supercopa da Espanha

19/08/2014 20h07

Madri, 19 ago (EFE).- Campeão e vice da Europa, Real Madrid e Atlético de Madrid, respectivamente, fizeram um jogo eletrizante nesta terça-feira, que terminou com placar de 1 a 1, no duelo de ida pela Supercopa da Espanha, disputado no Estádio Santiago Bernabéu.

Depois de um primeiro tempo morno, a etapa complementar pegou fogo. James Rodríguez, que no intervalo substituiu Cristiano Ronaldo - o português sentiu dores na perna esquerda -, fez, aos 35 minutos, seu primeiro gol com a camisa do novo clube. Raúl García foi o responsável por igualar o placar sete minutos depois.

Os tradicionais rivais voltarão a se encontrar nesta sexta-feira, mas no estádio Vicente Calderón. Quem vencer o segundo jogo levantará a taça. A repetição do placar de hoje levará o jogo para a prorrogação, a igualdade em 0 a 0 dará o título ao Atlético, e qualquer outra favorecerá o Real.

A primeira partida da decisão da Supercopa foi marcada por nova homenagem do time 'blanco' a Alfredo Di Stéfano, que morreu em 7 de julho deste ano. As taças que o craque argentino conquistou foram levados ao gramado, e antes do apito inicial foi aberta na arquibancada uma bandeira com mensagem de agradecimento ao ídolo.

A escalação do Real Madrid serviu de indício de como o técnico Carlo Ancelotti deverá montar a equipe em jogos mais duros. Hoje, Xabi Alonso ganhou a vaga de James Rodríguez, desmontando a formação ofensiva utilizada contra o Sevilla, na Supercopa Europeia. Para "compensar", Marcelo substituiu Coentrão.

No Atlético, que contou com Miranda, convocado para a seleção brasileira, alguns jogadores recém-contratados ficaram no banco, como o goleiro Oblak e os atacantes Griezmann e Jiménez. As novidades foram a escalação de Guilherme Siqueira na lateral esquerda e do jovem Saúl Ñiguez no setor ofensivo.

Com a bola rolando, os times ignoraram que a Supercopa é um troféu de abertura de temporada, muitas vezes desprezado, e iniciaram um jogo muito duro. Logo aos 4 minutos, Koke recebeu cartão amarelo após dura entrada em Pepe. Pouco depois, Guilherme Siqueira foi advertido por falta em Bale.

De certa forma, a "vontade" do Atlético que se viu nas entradas mais duras, também prevaleceu no ataque, com a equipe ameaçando mais na primeira etapa. Aos 13 minutos, Mandzukic finalizou e Casillas defendeu com tranquilidade, assim como fez dois minutos depois, em finalização de Saúl.

O Real Madrid só conseguiu finalizar aos 41 minutos da primeira etapa, quando Bale partiu pela esquerda e cruzou na cabeça de Cristiano Ronaldo. O português, no entanto, subiu muito marcado e testou mal, para fora.

Para o segundo tempo, o camisa 7 mais famoso da atualidade ficou nos vestiários, com problemas físicos, e deu lugar a James Rodríguez. Quem voltou, mais inteiro do que nunca foi Bale, que ainda no primeiro minuto, fez jogada individual dentro da área e bateu forte para o gol, parando na defesa de Moyá.

Criando pouco na etapa complementar, o Atlético também mexeu no time, aos 11 minutos, com a entrada de Griezmann na vaga de Saúl. Em seguida, o clima esquentou quando Sergio Ramos e Mandzukic se estranharam e ambos receberam cartão amarelo.

Observando o time muito nervoso em campo, principalmente Guilherme Siqueira, que corria sério risco de ser expulso por repetitivas faltas, Simeone tirou o lateral esquerdo brasileiro de campo, colocando o argentino Ansaldi.

Alheio a isso, aos 22, o Real teve nova chance clara de balançar as redes, quando Bale cobrou falta com muita força, Moyá defendeu, mas deu rebote. Na sobra, Kroos finalizou de primeira de dentro da pequena área, mas pegou mal na bola, que saiu por cima do gol.

Aos 32, os dois técnicos promoveram mudanças, com Di María substituindo Modric no time 'blanco', e Jiménez entrando na vaga de Mandzukic na equipe 'colchonera'.

Ainda melhor na etapa complementar, o Real Madrid contou com um dos jogadores que saíram do banco para marcar aos 35: James Rodríguez. Após lance confuso na área, Godín tentou afastar o perigo, mas cortou mal, deixando a bola nos pés do colombiano, que bateu sem jeito e contou com desvio em Ansaldi para fazer o gol.

Aguerrido, o Atlético foi atrás de igualar e conseguiu isso aos 42 minutos da etapa final. Após escanteio cobrado na esquerda ofensiva, a zaga não afastou, Casillas não saiu e Raúl García apareceu dentro da pequena área para escorar e marcar.

Ficha técnica.

Real Madrid: Casillas; Carvajal, Pepe, Sergio Ramos e Marcelo; Xabi Alonso, Modric (Di María) e Kroos; Bale, Cristiano Ronaldo (James Rodríguez) e Benzema. Técnico: Carlo Ancelotti.

Atlético de Madrid: Moyá; Juanfran, Miranda, Godín e Guilherme Siqueira (Ansaldi); Gabi, Mário Suárez, Saúl Ñiguez (Griezmann) e Koke; Raúl García e Mandzukic (Jiménez). Técnico: Diego Simeone.

Árbitro: Javier Estrada Fernández, auxiliado por José Miranda e Martín García.

Gols: James Rodríguez (Real Madrid); Raúl García (Atlético de Madrid).

Cartões amarelos: Xabi Alonso, Sergio Ramos (Real Madrid); Koke, Guilherme Siqueira, Mario Suárez, Mandzukic e Raúl García (Atlético de Madrid).

Estádio: Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha).