Rio

Linha Vermelha já fechou 14 vezes desde janeiro devido a tiroteios, arrastões ou protestos

Informação é da Companhia de Engenharia e Tráfego (Cet-Rio)
Batalhão que virou abrigo em tiroteio na Linha Vermelha, na noite de domingo Foto: Fabiano Rocha / O Globo
Batalhão que virou abrigo em tiroteio na Linha Vermelha, na noite de domingo Foto: Fabiano Rocha / O Globo

RIO - A noite de terror vivida por motoristas na Linha Vermelha , neste domingo, infelizmente não é uma novidade na rotina dos cariocas. De acordo com informações da Companhia de Engenharia e Tráfego (Cet-Rio), só neste ano, a Linha Vermelha já fechou 14 vezes devido a tiroteios, arrastões ou manifestações. Diariamente, cerca de 135.504 veículos nos dias úteis cruzam a RJ-071, rota utilizada para a Baixada Fluminense, a Região Serrana do Rio e para o acesso ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim.

Um intenso tiroteio no Complexo de Maré, na noite de domingo, provocou o fechamento da via e obrigou cerca de 80 motoristas a abandonarem seus carros se abrigarem no 22º BPM (Maré). Na ocasião, um sargento do batalhão afirmou que houve uma troca de tiros entre criminosos da Favela Nova Holanda e policiais militares, que estavam na via expressa. Nesta segunda-feira, no entanto, o coronel Fernando Salema, comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), afirmou, que os policiais não trocaram tiros com os bandidos.

As pessoas permaneceram cerca de uma hora dentro do batalhão. Por volta das 20h40m, a energia da unidade da PM foi cortada, aumentando o pânico. Crianças, idosos e mulheres ficaram meia hora às escuras.

Segundo a polícia, o tiroteio na Maré começou após uma manifestação, por volta das 16h, na Avenida Brasil . Durante o protesto, o cabo Alex Medeiros, do 22º BPM (Maré), foi ferido na mão direita. Ele contou que sua equipe foi a primeira a chegar ao local, na Avenida Brasil, e tentou evitar o fechamento das pistas, mas foi recebida a tiros, pedradas e lançamentos de outros objetos.

Em nota, a Polícia Militar informou, na manhã desta segunda-feira, que não houve registro de roubos ou feridos na Linha Vermelha. Na noite deste domingo, de acordo com a corporação, equipes do Batalhão de Vias Expressas (BPVE) interditaram os dois sentidos da via expressa devido a disparos de armas de fogo no interior do Complexo da Maré “com o intuito de resguardar os usuários da via”.