24/03/2015 22h20 - Atualizado em 24/03/2015 22h22

Moradores de sete municípios do RS pagam conta de luz mais cara do país

Nova Palma Energia, que atende a Região Central, lidera ranking da Aneel.
Alta do preço da tarifa fez consumidores mudarem hábitos de consumo.

Do G1 RS

Moradores de sete municípios da Região Central do Rio Grande do Sul passaram a pagar a tarifa de luz mais cara de todo o Brasil, segundo ranking divulgado nesta terça-feira (24) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Nova Palma Energia, que fica na cidade de Faxinal do Soturno, distribui energia para 15 mil unidades consumidoras e cobra 0,57241 por quilowatt-hora. O valor é quase 20% mais caro em comparação ao praticado por outras concessionárias.

Segundo a concessionária, os cálculos que estabelecem os valores são feitos pela Aneel. E o que pesa é a alta do preço da energia na Hidrelétrica de Itaipu e os 1,5 mil quilômetros de redes em áreas rurais. “São 24 mil postes. É uma área extensa rural. E como se não bastasse, são áreas de serrarias”, justifica a presidente da concessionária, Marisa Bozzetto.

Com a luz mais cara, a população precisou mudar de hábitos, como aproveitar ao máximo a luz do dia, manter as janelas sempre abertas e diminuir o uso de aparelhos eletrônicos como o rádio e a TV, além de trocar lâmpadas por modelos mais econômicos.

Mas mesmo com toda essa economia, a conta da aposentada Dolores Dalmolin, que mora com a filha, chega a quase R$ 100. “É um horror, tem que economizar. É luz, é água, alimentação. E o salario de aposentado está cada vez menor”, lamenta.

Além da Nova Palma, outras duas companhias que atuam no Rio Grande do Sul estão entre as cinco com a tarifa mais cara do país. A Centrais Elétricas de Carazinho (Eletrocar), em terceiro lugar, e a Hidroelétrica Panambi (Hidropan), em quarto.

 

Shopping
    busca de produtoscompare preços de