MGSérie ASérie B

- Atualizado em

Flamengo de Divinópolis chega aos 80 anos e planeja festa com ex-atletas

Diretoria pretende reunir ex-alunos e envolvidos na história do clube. Comemorações no próximo sábado são dentro e fora do campo, com direito a parabéns e jogo festivo

Por Divinópolis, MG

Atletas jogadores Flamengo Divinópolis 2003 futebol mg (Foto: Flamengo Divinópolis/Arquivo pessoal)Clube ensina e revela jogadores há oito décadas (Foto: Flamengo de Divinópolis/Acervo)

Chegar aos 80 com fôlego para muito futebol. É assim o sentimento no Estádio Mendes Mourão, casa do Flamengo Esporte Clube, de Divinópolis. Nessa sexta-feira, o clube chegou à oitava dezena e para celebrar a data pretende reunir, no próximo sábado, as várias gerações que jogaram na escolinha.

– Festa de aniversário tem que ter bolo e reunir a família. Então é isso o que vamos fazer. Todos os antigos jogadores e envolvidos na história do time serão convidados para cantar parabéns no campo – contou o presidente do clube, Gilberto Antônio Ferreira.

Mas antes do bolo, outra festa será promovida em campo. Um jogo entre equipes de veteranos será realizado a partir das 10h.

– Contamos com a presença dos ex-jogadores não apenas para celebrar, mas também nos ajudar a contar a história do clube. Por isso pedimos que quem tiver fotos antigas ou qualquer outro material relacionado ao Flamengo, como medalhas e fotos, levar para o campo, pois pretendemos catalogar aquilo que pode ter se perdido ao longo dos anos – pediu o presidente.

01

tradição no futebol de divinópolis

A história do Flamengo também é parte da história do futebol em Divinópolis. O time foi fundado no dia 15 de agosto de 1934 por Antônio dos Santos Dâmaso, Latife Faria e Nagib Souki. O trio foi o responsável por erguer a escola e transformar o Flamengo em um dos clubes mais tradicionais da cidade.

Naquela época, o campo ficava no alto do Bairro Niterói e depois foi transferido para a Praça Candidés, às margens do Rio Itapecerica, onde a equipe manda jogos até hoje.

Atletas jogadores Flamengo Divinópolis 1956 futebol mg (Foto: Flamengo de Divinópolis/Acervo)Time adulto escreveu história ao conquistar títulos no amador. O elenco acima é o de 1956
(Foto: Flamengo de Divinópolis/ Acervo)


- Foram os próprios diretores e jogadores que construíram o nosso Estádio Mendes Mourão. Tudo foi feito com picaretas em punho, eles mesmos derrubaram barrancos e transportaram terras em carrinhos de mão e carros de boi - recordou Gilberto.

Segundo o presidente, com tantos anos de história é difícil contabilizar quantos garotos passaram pela escolinha. Atualmente, cerca de 250 garotos entre cinco e 17 anos aprendem futebol no local. Entre eles está uma menina, Ana Vitória Oliveira, a única a treinar junto aos garotos.

– Temos como missão ensinar não só o futebol, mas valores como companheirismo e espírito de equipe. Formar também cidadãos. O resultado do nosso trabalho são os jogadores revelados no nosso clube e que têm ganhado espaço a cada dia – comemorou o presidente.

O ex-meia do Guarani-MG no Mineiro 2014, Michel Cury, foi um dos alunos do Flamengo em Divinópolis. Outro revelado no clube foi o lateral-direito Luizinho, ex-jogador do xará carioca.

Luizinho Flamengo  (Foto: Arquivo / Agência O Globo)Luizinho atuou nos dois rubro-negros
(Foto: Arquivo/Agência O Globo)

– Fui aluno do Flamengo em Divinópolis de 1995 a 1998. Foi lá que a minha história no futebol começou. Na época eu nem imaginava o que seria da minha vida. Tive a oportunidade de ir para o time profissional do Guarani-MG e assim comecei a ganhar o meu espaço até chegar ao Flamengo do Rio, onde fiquei de 2007 a 2008 – recordou Luizinho.

Realizando um sonho de criança, o jogador garante que nunca se esqueceu dos bons momentos que teve no campo do Mendes Mourão.

– O bacana é que mesmo depois que eu fui para outros times, ainda mantive certo contato com o pessoal do Flamengo em Divinópolis, fui até o estádio por algumas vezes. É uma satisfação saber que essa escola tem continuado com os trabalhos, que os meninos da minha cidade têm a oportunidade de jogar e crescer assim como eu e muitos outros que passaram por lá. No dia da festa estarei lá com o maior prazer – afirmou Luizinho.

O evento será no Estádio Mendes Mourão, que fica na Rua Dr. Ribeiro Pena, nº 2.270, no Centro (próximo à Praça Candidés). A entrada é gratuita.


  • imprimir
  • entre em contato
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero