19/08/2014 07h59 - Atualizado em 19/08/2014 08h04

Polícia indicia técnica de enfermagem por omissão em morte de peão

Jovem morreu após profissional lhe negar atendimento em GO, diz delegado.
Para pai, mais pessoas também deveriam ser responsabilizadas pela morte.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Após quase um ano, a Polícia Civil concluiu o inquérito sobre a morte do peão de rodeio Wellington Rodrigues Costa, de 23 anos, em Caldas Novas, sul de Goiás. Uma técnica de enfermagem foi indiciada por omissão de socorro. De acordo com a investigação, a profissional causou a morte do jovem ao se recusar a atendê-lo, alegando que a unidade, por ser pediátrica, não podia receber adultos.

Wellington morreu na noite de 21 de agosto do ano passado. Dois meses antes, o rapaz caiu de um touro e teve que passar por uma traqueostomia e a depender de um aparelho para respirar. Quando estava dormindo, o equipamento se soltou e os pais o levaram ao hospital onde o atendimento foi negado. O jovem chegou a ser encaminhado a outra unidade de saúde, mas morreu pouco depois de chegar ao local, ao sofrer uma parada respiratória.

"Era só colocar a cânola, mas a técnica disse que não poderia ajudar porque ali só atendia crianças", disse ao G1 o delegado Wllisses Valentim, responsável pelo caso. A pena prevista na lei para o crime de omissão de socorro é de um a seis meses de prisão, mas pode ser triplicada se a Justiça considerar que a morte foi causada pela falta de atendimento.

Mais de 25 pessoas foram ouvidas como testemunhas no inquérito. Pai do peão, o autônomo Márcio Glek Rodrigues disse que achou "estranha" a decisão de indiciar apenas uma pessoa pela morte do filho. "Não concordei. Ela [técnica] recebeu uma ordem. Tinha que saber quem passou essa ordem para ela e indiciá-la também", pontuou.

Por causa disso, ele entrou na Justiça com um pedido de indenização por danos morais e materiais contra a Secretaria de Saúde de Caldas Novas. "Ainda assim, não vai ser compatível com o que representava a vida dele", lamenta.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que foi aberta uma sindicância interna e que o resultado foi entregue ao delegado. Em relação ao atendimento, o órgão disse que mesmo sendo um pronto-socorro infantil, a unidade pode prestar socorro em casos de urgência.

Wellington Rodrigues da Costa, peão de rodeio, morreu após um acidente com um touro, em Caldas Novas, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Wellington morreu após um acidente com um touro (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
tópicos: