Edição do dia 24/09/2014

24/09/2014 06h31 - Atualizado em 24/09/2014 07h08

Feira apresenta novidades no aproveitamento de frutas no CE

Produtores de frutas e flores participam de mais uma edição da Frutal.
Estado é o terceiro maior exportador de frutas frescas no país.

Do Globo Rural

Produtores de frutas e flores participam de mais uma edição da Frutal em Fortaleza, no Ceará. Na feira, eles pretendem discutir melhorias para o setor e apresentar as novidades.

A mini melancia sem sementes está entre os produtos que saem das terras cearenses, principalmente, para mesas de europeus. Mesmo após três anos seguidos de estiagem, o estado ainda é o terceiro maior exportador de frutas frescas no país, atrás somente da Bahia e Pernambuco. No evento, os produtores cearenses trocam experiências e negócios, além de discutirem caminhos para incentivar o setor.

Enquanto o Ceará continua em destaque na produção de frutas, principalmente aquelas diferenciadas, outros produtores abocanham fatias do mercado interno com frutas pouco exploradas no país. Um dos exemplos é a goiaba. “Alguns incentivos dados de um ano para cá, fizeram com que a goiaba atenda 15% do mercado do estado. O objetivo nosso é chegar no mínimo a 50%”, diz o agricultor Kling Dantas.

As novidades vieram de alunos de nível médio e faculdades de tecnologia, com temperos a base de hortaliças e um aproveitamento diferenciado das frutas com a produção de licores.

“Nós brasileiros desperdiçamos muito. Esse é um jeito de não desperdiçar. Você utiliza as frutas para produtos como licor, bolos e polpa de frutas”, diz a expositora Leila Tavares.

 

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de