MGSérie ASérie B

- Atualizado em

Sobre Barão, Carlson Gracie Jr. recomenda: "Sobe de categoria"

Carlson Gracie Jr. está no Brasil ministrando palestras e demonstra preocupação com obsessão pela perda de peso. "Tenho certeza que Renan voltará firme e forte", diz

Por Uberlândia, MG

Carlson Gracie Filho (Foto: Gullit Pacielle)Carlson Gracie Filho avalia que seria melhor Renan subir de categoria (Foto: Gullit Pacielle)

Conhecimento em arte marcial é com a família Gracie. A genética e a história dentro do jiu-jitsu mostram o quanto eles são respeitados nos mais diversos campeonatos de MMA. Morando em Chicago, o mestre de jiu-jitsu Carlson Gracie Jr. esteve em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, onde realizou um seminário sobre o esporte. Na oportunidade, ele aproveitou para comentar sobre o incidente que tirou o lutador Renan Barão do UFC 177. Ele enfrentaria o lutador TJ Dillashaw, neste sábado,  em Sacramento (EUA) pela categoria peso-galo.

– Conheço muito bem o treinador do Renan, o André Pederneiras, treinamos juntos muitos anos. Acredito que hoje em dia os atletas estão se sacrificando muito para perder peso. Colocando o tamanho dele para a categoria, é difícil mesmo atingir o objetivo. É um profissional excelente, dispensa comentário, e isso acontece com muitos lutadores, mas o Renan toma proporção maior porque está em evidência. Uns vão apoiar, outros vão criticar – disse.

Barão estava em processo de perda de peso na banheira do seu quarto no hotel em Sacramento e, ao se levantar, passou mal. O lutador, que estava a 1,1kg do limite de 61,2kg da categoria dos galos, perdeu momentaneamente os sentidos e caiu, sendo amparado pela equipe. Carlson não quis interferir muito no trabalho do dia a dia e evitou dar conselhos a Renan Barão. Porém, ele deixou no ar que o melhor para o lutador seria subir de categoria. Renan luta no peso-galo e tem 1,71m.   

 – A melhor coisa seria subir de categoria. Mas ele tem um amigo dele nessa categoria, o José Aldo, mas isso cabe ao time decidir e ao Pederneiras estudar a melhor forma, porque é um treinador competente e está há muitos anos no ramo. Tomara que tomem a melhor decisão para que o Brasil e o jiu-jitsu ganhem. Tenho certeza que o Renan irá se reestruturae e voltará firme e forte – concluiu. 

Carlson Gracie Filho (Foto: Gullit Pacielle)Depois de Uberlândia, Carlson ainda tem compromisso em São Paulo, BH e Rio de Janeiro  (Foto: Gullit Pacielle)



Carlson Gracie é neto de Carlos Gracie, considerado o criador do jiu-jitsu. Ele pertence à terceira geração da família. Em Uberlândia, ele ministrou palestras sobre o jiu-jitsu em academias franquiadas da cidade. Além de Uberlândia, a cúpula que acompanha Gracie no Brasil informou que ele tem compromisso em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.