19/01/2015 16h13 - Atualizado em 30/01/2015 20h32

Corte de energia afeta estados do Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste

SP, RJ, ES, MG, PR, RS, SC, GO, DF, MS, MT e RO ficaram sem luz.
Redução na energia foi feita a pedido do Operador Nacional do Sistema.

Do G1, em São Paulo

Distribuidoras de energia em estados das regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste disseram que reduziram o fornecimento de luz na tarde desta segunda (19) após uma orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o órgão responsável pela gestão de energia no país.

Em São Paulo, passageiros do Metrô tiveram que caminhar pelos túneis por causa da interrupção da circulação dos trens. A Eletropaulo informou que o problema não teve relação direta com o corte, mas com a oscilação da frequência (veja o vídeo acima).

  •  
apagão (Foto: Editoria de Arte/G1)

O G1 confirmou, até o momento, que houve falta de luz em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Por volta das 18h40, o ONS divulgou nota em que informa ter havido "restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste" que "aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica".

O ONS também disse que adotou "medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema".

Nesta terça (20), às 14h30, haverá uma reunião "com os agentes envolvidos para analisar a ocorrência", segundo o órgão.

A TV Globo apurou que o corte determinado pelo ONS foi de 3.000 MW em todo o país - isso representa 8% de tudo que é gerado de energia.

Momento crítico
O sistema elétrico brasileiro enfrenta um momento crítico por conta da falta de chuvas. Na região Sudeste, uma das maiores responsáveis pela geração de energia no país, os reservatórios das usinas hidrelétricas estão com 19% de sua capacidade, quando o esperado era no mínimo de 40%.

Para o especialista em energia Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), o que aconteceu pode ser classificado como racionamento forçado por geração insuficiente ou estrutura de transmissão insuficiente para atender a demanda (leia a entrevista).

A usina nuclear de Angra 1 também foi desligada. A ação é automática e acontece toda vez que há oscilação de energia na área da usina. O desligamento não ofereceu riscos, segundo comunicado da gestora da usina.

Veja mais abaixo a situação em cada estado atingido:

Cartaz informa que a circulação nos trens da Linha 4 Amarela em São Paulo foi interrompida pela falta de energia (Foto: Fernando Zamora/Futura Press/Estadão Conteúdo)Cartaz informa que a circulação nos trens da Linha 4 Amarela em São Paulo foi interrompida pela falta de energia (Foto: Fernando Zamora/Futura Press/Estadão Conteúdo)

São Paulo
Segundo a Eletropaulo, a energia distribuída para São Paulo foi reduzida em 700 megawatts. A empresa disse que a totalidade da carga de energia distribuída foi restabelecida às 15h50, também por orientação do ONS.

As estações República e Luz da Linha 4-Amarela foram fechadas porque, segundo a ViaQuatro, empresa que administra a linha, houve um problema de alimentação de energia elétrica na região da Estação da Luz.

Movimentação na estação República do Metrô de São Paulo (Foto: André Lucas Almeida/Futura Press/Estadão Conteúdo)Movimentação na estação República do Metrô de São Paulo (Foto: André Lucas Almeida/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Durante a redução da carga, anunciada pela Eletropaulo por volta das 15h20, houve relatos de falta energia em alguns bairros de São Paulo, como Campo Belo, Campos Elíseos, Santa Cecília, Pinheiros e Vila Mariana. A queda de energia durou cerca de meia hora.

Leia mais sobre a situação em São Paulo

Rio de Janeiro
A Light informou que alguns bairros da cidade sofreram corte de energia. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Light, a partir de uma determinação do ONS. A Ampla, que também atende o estado, também confirmou que houve corte. Segundo as duas concessionárias, às 16h a energia já estava totalmente restabelecida.

De acordo com a Ampla, o corte de 100 megawatts de energia distribuída teve início às 14h55 e foi encerrado às 15h55. Foram afetados 180 mil pessoas em 13 municípios da área de concessão da companhia, que atende, no total, cerca de 2,8 milhões de clientes residenciais, comerciais e industriais em 66 cidade – 73% do estado do Rio de Janeiro.

A Light, que atende a capital, não informou os bairros e quantas pessoas foram afetadas até as 17h.

Leia mais sobre a situação no Rio

Minas Gerais
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), responsável pela distribuição de energia na maioria das cidades mineiras, confirmou que recebeu recomendação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão federal responsável pela gestão de energia no país, para reduzir o fornecimento de luz.

Porém, a empresa ainda não divulgou quais os municípios foram afetados pelo corte. Ainda de acordo com a Cemig, não há informações sobre apagões em Belo Horizonte e na Região Metropolitana da capital.

Leia mais sobre a situação em MG

Espírito Santo
O fornecimento de energia elétrica ficou prejudicado em oito municípios do Espírito Santo. De acordo com a distribuidora Escelsa, parte dos municípios de Piúma, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, João Neiva, Barra de São Francisco e Pinheiros foram afetados. O fornecimento da energia elétrica já foi normalizado nessas áreas, após a liberação do ONS, segundo a empresa.

Leia mais sobre a situação no ES

Paraná
No Paraná, houve corte no fornecimento de energia na tarde desta segunda-feira (19) em alguns municípios, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Não havia confirmação, porém, de quantas pessoas ou quais cidades foram atingidas, até as 16h30.

A Copel estima que quase 6% das unidades consumidoras (entre casas e indústrias) do estado tiveram algum tipo de problema durante a tarde. O problema, diz a Copel, foi rápido. A luz já havia sido retomada em boa parte dos locais atingidos, por volta das 16h30, ainda conforme a Companhia.

Leia mais sobre a situação no PR

Rio Grande do Sul
Pelo menos 115 mil clientes ficaram sem luz em várias regiões do estado. Segundo a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), pelo menos 100 mil pontos na área da empresa ficaram sem luz por cerca de 50 minutos entre 15h e 16h. A empresa reduziu a energia distribuída em 100 megawatts (MW).

Leia mais sobre a situação no RS

Santa Catarina
No estado, o corte foi de 150 megawatts, equivalente a 3,7% da demanda. Conforme a Celesc, o corte ocorre com o desligamento de 41 alimentadores e atinge cerca de 140 mil unidades consumidoras. A distribuidora ainda não mapeou os municípios que terão redução de carga e se o corte engloba estabelecimentos industriais, comerciais ou residências.

Às 18h45, havia 12.084 consumidores sem energia elétrica no estado.

Leia mais sobre a situação em SC

Goiás
Segundo a Companhia Energética de Goiás (Celg), a energia distribuída para Goiás "sofreu um corte manual em cerca de 200 megawatt e afetou várias regiões do estado, inclusive parte de Goiânia", por volta das 15h. A companhia não informou o número de clientes atingidos, mas adiantou que começou a restabelecer o serviço às 16h, e que aguarda novas informações do ONS.

Em Goiânia, a queda de energia foi registrada principalmente nos bairros da região sul, onde semáforos apagaram e deixaram o trânsito tumultuado em algumas avenidas.

Leia mais sobre a situação em GO

Distrito Federal
No DF, a CEB informou que desligou oito subestações de energia elétrica. A interrupção teve início às 15h nas unidades de Samambaia Oeste, Brazlândia, PAD/DF, Planaltina, São José, Vale do Amanhecer, São Sebastião e Sobradinho.

Segundo a companhia, às 15h40, o fornecimento havia sido restabelecido, exceto na PAD/DF e em São José. A CEB informou que o ONS solicitou a redução de 113 megawatts. O fornecimento foi interrompido em 157 mil unidades consumidoras, o equivalente a 16% do total atendido pela distribuidora, que é de 980 mil.

Leia mais sobre a situação no DF

Mato Grosso
As Centrais Elétricas de Mato Grosso (Cemat), empresa concessionária da distribuição de energia no estado, informou que cerca de 150 mil clientes em 11 municípios sofreram interrupções no fornecimento de eletricidade no início da tarde desta segunda-feira (19).

De acordo com nota emitida pela Cemat, os cortes afetaram clientes das cidades de Cuiabá, Várzea Grande (na região metropolitana da capital), Rondonópolis, Campo Verde, Nova Mutum, Juara, Tangará da Serra, Alta Floresta, Paranaíta, Nova Monte Verde e Juruena.
Os cortes no fornecimento de energia foram realizados exatamente entre 13h55 e 14h26, gerando interrupções médias de 33 minutos aos clientes.

Leia mais sobre a situação em MT

Mato Grosso do Sul
O fornecimento de energia elétrica foi suspenso em três municípios do estadoatendidos pela Elektro, empresa do Grupo Iberdrola.

Em nota, a concessionária afirmou que a interrupção foi parcial e durou 45 minutos em Três Lagoas, Brasilândia e Santa Rita do Pardo.

Leia mais sobre a situação em MS

Rondônia
Seis municípios de Rondônia tiveram o fornecimento de energia suspenso temporariamente nesta segunda-feira (19), entre 13h e 13h40 (horário local, uma hora a menos em relação a Brasília).

Alguns pontos da capital Porto Velho e das cidades de Vilhena e Espigão D'Oeste ficaram sem luz por cerca de meia hora. Já em Pimenta Bueno, a interrupção durou aproximadamente 15 minutos. Os municípios que tiveram a maior interrupção, por 39 minutos, foram Ji-Paraná e Rolim de Moura.

Leia mais sobre a situação em RO

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de