TVIntegSérie ASérie B

- Atualizado em

Ultramaratonista garante lugar mais alto no pódio em prova de 281 km

Juiz-forano Marco Farinazzo fica com o primeiro lugar na competição Brasil 135+. Atleta realiza percurso de 281km, com destino a Campos do Jordão, em 41h39

Por Juiz de Fora, MG

Marco Farinazzo (Foto: Marco Farinazzo/Arquivo Pessoal)Marco foi campeão geral na BR135+ (Foto: Marco Farinazzo/Arquivo Pessoal)

Depois 41horas e 39 minutos e 281 km percorridos, um juiz-forano subiu, pela segunda vez, no topo mais alto de uma das principais ultramaratonas do país. Marco Farinazzo, de 46 anos, venceu a prova BR 135+. O percurso entre as cidades paulistas de São João da Boa Vista e Campos do Jordão já é conhecido pelo atleta, que foi campeão em 2009. A prova começou na última quarta-feira, e  mineiro terminou dois dias depois, na sexta, e perdeu quase 5kg.

– Cheguei completamente exausto fisicamente por causa do calor que fez durante a prova, inclusive durante à noite. É um percurso muito longo, a prova de ultramaratona mais longa que já corri – disse.

Durante os 281km, Marco percorreu cidades mineiras e paulistas para chegar ao destino, entre elas: Águas da Prata, Andradas, Serra do Lima, Ouro Fino, Inconfidentes, Pesqueiro da Montanha e Embiri.

 – Foi uma prova dura e muito disputada. Estavam presentes atletas dos Estados Unidos e Europa, campeões em prova de longas distâncias. Ultrapassei os lideres no Km 200, aproximadamente. Eu estava em terceiro, imprimi um ritmo forte e a partir dali eu me controlei e consegui a vitória – afirmou.

Marco Farinazzo  (Foto: Marco Farinazzo/Arquivo Pessoal)Atleta concluiu os 281 km em 41h39 (Foto: Marco Farinazzo/Arquivo Pessoal)

Considerada a prova mais difícil no Brasil, o atleta revelou ainda que, além do longo percurso e das dificuldades, com desnível no percurso e montanhas, teve ainda que lutar contra o sono.

 – O percurso é muito longo, isso dificulta muito. Foram duas noites e dois dias correndo com três paradas e pouco mais de 10 minutos para poder dormir em cada uma delas – revelou.

Agora o atleta se prepara e busca patrocínios para as próximas competições, entre elas a Spartathlon Ultra Race, de 242 km, que ocorre entre os dias 25 e 26 de setembro, na Grécia.

- Uma outra competição de alto nível e alta dificuldade. São muitos quilômetros e quero me preparar bem. Espero conseguir patrocínio para realizá-la - finalizou.