Por Marcelo Marques, G1 RR


Vista aérea de Boa Vista, capital de Roraima, que celebra 127 anos neste domingo (9) — Foto: Emily Costa/G1 RR

Com mais de 330 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Boa Vista, a única capital do país totalmente acima da Linha do Equador, comemora 127 anos neste domingo (9).

Para saber o que os habitantes da cidade desejam para o município, o G1 foi às ruas ouvir moradores de bairros das zonas Leste, Norte, Sul e Oeste. Melhorias para a saúde, educação, trânsito e infraestrutura foram os principais pedidos.

Demildes Coimbra, moradora do Paraviana, deseja que a cidade receba melhorias na saúde e educação — Foto: Marcelo Marques/G1 RR

Moradora do bairro Paraviana, na zona Leste da cidade, desde que chegou do Maranhão a Boa Vista, há 27 anos, a técnica de enfermagem Demildes Coimbra, de 50 anos, disse que a infraestrutura da capital "é ótima", mas que é necessário avançar em outro setores.

"É preciso melhorar a saúde pública. Depois vem a Educação, que precisa de mais qualificações para os profissionais. Boa Vista é maravilhosa, bonita onde há pessoas excelentes e acolhedoras. Nossos dirigentes se empenham, embora haja barreiras. Mesmo assim acredito que com o tempo essa será a melhor cidade para se morar".

Gilberto Araújo, morador do Paraviana, diz que a cidade precisa de mais investimentos na urbanização — Foto: Marcelo Marques/G1 RR

Gilberto Araújo, de 49 anos, é guarda municipal de Boa Vista. Há 21 anos ele desembarcou na capital vindo de Mossoró, Rio Grande do Norte. Além do emprego público, ele é dono de um comércio no Paraviana. Ele mora no bairro há dez anos e, segundo diz, o trânsito é um ponto que precisa de atenção.

“É preciso ter viadutos na capital para evoluirmos. Tempos muitos locais críticos na cidade. Sobre a urbanização, sugiro fazer asfaltamento em alguns pontos do bairro. Temos uma ótima gestão municipal, mas faltam algumas coisas. Apesar disso tudo, não tem quem faça eu ir embora dessa terra. Foi o lugar que escolhi para viver. Fui acolhido aqui”.

José Ribamar Nunes, morador do 13 de Setembro, diz que mudanças simples farão diferença no futuro da capital — Foto: Marcelo Marques/G1 RR

Morador do bairro 13 de Setembro, zona Sul da cidade, há 28 anos José Ribamar, de 88 anos, acredita que mudanças mais simples podem fazer de Boa Vista uma cidade melhor.

“A polícia tem que ter mais respeito com a população e prender mais bandido, e ter mais trabalho para ajeitar a cidade. Essa gestão é a única que trabalha. Vamos aguardar mais para frente”, declara, citando que veio do Maranhão na década de 80 para morar em Boa Vista.

Há 26 anos morando no 13 de Setembro, dona Eloína Almeida, 46, disse que a cidade está crescendo, mas é preciso que alguns segmentos acompanhem esse ritmo.

“Precisamos de mais infraestrutura, saúde de qualidade e educação. Sobre o trânsito, seria bom colocar guardas municipais em alguns locais ou colocar sinal”.

Clemilson Cesar, morador do Raiar do Sol, pede investimento nas ruas para evitar alagamentos — Foto: Marcelo Marques/G1 RR

Morador do bairro Raiar do Sol há cinco anos, na zona Oeste da capital, Clemilson Araújo, de 26, pede mais asfaltamento na região onde reside.

“É preciso investir mais nas ruas do bairro. Onde moro alaga tudo. O trânsito está bom. Tem sinalização nas principais vias. O acesso à saúde está bom também. Claro que sempre pode melhorar”.

Raimundo Nonato, morador do bairro Raiar do Sol — Foto: Marcelo Marques/G1 RR

Raimundo Nonato, de 53 anos, veio do Piauí para Boa Vista e há 26 anos vive no bairro Raiar do Sol. Ele afirma que as melhorias de infraestrutura têm de a aumentar na região onde mora e em outros locais.

“Muita coisa vai melhorar sim. Meu bairro precisa de mais asfaltamento. O município tem tudo para aumentar. O trânsito está mais perigoso. É indispensável sinalizações em alguns pontos onde há muitos acidentes. Precisamos de mais segurança nas ruas. Hoje está um perigo, principalmente à noite”.

Luiz Vicente Catalano, venezuelano, morador do bairro São Francisco — Foto: Marcelo Marques/G1 RR

O venezuelano Luiz Vicente, de 27 anos, mora na capital há dois anos. Ele disse que já passou por outros estados, mas decidiu eleger Boa Vista como o melhor lugar para viver. Vicente escolheu o bairro São Francisco, zona Norte da cidade, para residir desde que chegou de Puerto Ordaz, na Venezuela.

“Moro aqui [São Francisco]. As ruas principais têm de ter sinalização nos cruzamentos e cada vez que chove vira uma caos, mas o bairro e cidade são muito limpos. Nada a reclamar sobre isso, nem sobre a administração municipal. Gostei demais de Boa Vista. Tem muita segurança”, finaliza.

Arturo Vero, venezuelano, também morador do bairro São Francisco — Foto: Marcelo Marques/G1 RR

Outro venezuelano que escolheu Boa Vista como casa é Arturo Vera, de 31 anos. Há apenas quatro meses na capital de Roraima ele conta que embora não tenha conhecidos na cidade está se adaptando ao novo estilo de vida.

“[A cidade] é muito acolhedora. Tudo aqui é bom. Vejo muita fartura e organização aqui. É ótimo para as crianças”, resume.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1