08/09/2014 14h40 - Atualizado em 09/09/2014 10h43

TV Rondônia 40 anos: emissora em Guajará-Mirim foi fundada em 1974

Primeira afiliada no interior do estado foi instalada no município.
Empresários de Guajará destacam importância da TV para a cidade.

Do G1 RO com informações da TV RO

Apaixonado pela Amazônia e por regiões de fronteira, o presidente e fundador da TV Amazonas, Phelippe Daou, criou na década de 70, em Guajará-Mirim, a primeira afiliada da Rede Globo do interior de Rondônia. Com o princípio de que a Amazônia precisa ser mostrada, a TV Guajará foi instalada em 13 de setembro de 1974, no prédio da Prefeitura Municipal.

A emissora acompanhou a transformação de território para estado até 1981 e, em 1992, foram iniciadas as apresentações do jornal local, por onde já passaram vários profissionais. Um deles é Ricardo Mendes, que trabalhou durante 15 anos na TV, como apresentador e repórter, exercendo ainda a função de gerente administrativo e financeiro. Atualmente, Ricardo é o diretor regional da TV Acre, mas guarda muitas lembranças da época da Pérola do Mamoré, como é conhecida Guajará.

“Muito estimulante e apaixonante. Tivemos momentos de muito desbravamento em termos de notícias e conseguimos com tudo isso, mesmo acumulando as funções, ensinar quem está lá até hoje. Temos um orgulho muito grande, porque houve resultado, teve credibilidade. As pessoas viam e ouviam noticias da comunidade nos rádios e nas esquinas, mas esperavam aparecer na TV e comprovar se era verdadeira”, contou Ricardo.

Cada funcionário faz parte dessa história, alguns há mais tempo que outros. Quem viu toda a evolução, trabalhando ou em casa assistindo, se entusiasma com as mudanças que vêm por aí. “Tem muito pra ser feito, podemos aprender com os erros que certamente vão acontecer. A mensagem que eu deixo é para serem fortes e corajosos, façam o melhor que puderem fazer, principalmente com o trabalho”, declarou o ex-gerente.

Importância para a cidade
Ao longo dos anos, a TV Guajará ganhou destaque e com o jornalismo participativo e a credibilidade das reportagens, que conquistaram os moradores da cidade. “É de grande importância eu assistir um jornal que sinto credibilidade com o que o jornalista está passando. Sempre acompanho todos, mas o que mais me chamou atenção foi na época da enchente”, disse a empresária local Rosângela dos Santos.

"A primeira lembrança que eu tinha de Guajará-Mirim era de 1967, tudo fechado, não tinha estrada. Quando chegamos aqui, vem a televisão, com muita simpatia com os repórteres. Andamos juntos durante 40 anos praticamente acompanhando as entrevistas”, disse o bispo Dom Geraldo Verdier, que acompanha toda a história da TV desde a sua criação.

Outro diferencial é a rádio CBN Amazônia, com repórteres e programas locais feitos por profissionais capacitados. O município ganhou mais destaque também através da internet, com acessos pelo G1 Rondônia e Globo Esporte.