16/10/2014 12h14 - Atualizado em 16/10/2014 12h14

Poluição e poeira 'embaçam' vista aérea do Centro de Piracicaba, SP

Qualidade do ar é considerada moderada pela Cetesb nesta quinta.
Tempo seco provoca problemas respiratórios; chuva é única solução.

Do G1 Piracicaba e Região

Vista do Cento de Piracicaba ficou 'embaçada' com poluição nesta quinta (Foto: Leon Botão/G1)Vista do Cento de Piracicaba 'esfumaçada' por volta das 11h desta quinta (Foto: Leon Botão/G1)

A falta de chuvas em Piracicaba (SP) e na região deixou a paisagem da área central do município "embaçada" nesta quinta-feira (16). Conforme a análise do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), partículas de poluição e poeira provocam o fenômeno. A umidade relativa do ar às 11h estava na casa dos 40%.

De acordo com o professor Hilton Silveira Pinto, do Cepagri, poluição e poeira na atmosfera fazem com que a vista fique embaçada com o sol e as altas temperaturas. "É um fenômeno comum com o sol muito forte e tempo seco", relatou o docente.

Na medição da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a qualidade do ar nesta quinta era considerada "moderada". Essa situação pode afetar a saúde da população, provocando doenças respiratórias e sintomas como tosse seca e cansaço. O órgão orienta para que portadores de doenças cardíacas e pulmonares reduzam o esforço pesado ao ar livre.

Também conforme o professor do Cepagri, as pessoas estão sujeitas também a problemas nos olhos, nariz e garganta, devido ao tempo seco. "A única solução para essa situação crítica é a chuva. É preciso lavar a atmosfera", completou. Na previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), só deve haver chuva leve na cidade no domingo (19).

Vista do Cento de Piracicaba amanheceu 'embaçada' com poluição (Foto: Araripe Castilho/G1)Por volta das 8h30, a paisagem já era esfumaçada no Centro de Piracicaba (Foto: Araripe Castilho/G1)

 

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de