O Governo do Estado destinou R$ 3,1 milhões para a revitalização do ginásio Vicente Gurski, o Cascatão, que estava abandonado há mais de uma década, em Matinhos. Depois de um ano de reformas, as obras estão em estágio final e o espaço voltará a ser usado pela população. 

Era triste ver este ginásio abandonado, só tinha pombos, cachorros e até moradores de rua ficavam ali. Agora está ficando bonito, conta a dona de casa Roseli Delarmino. Chegaram a botar fogo dentro do ginásio, condenando ainda mais a estrutura, lembra o garçom Lio Ramos Amorim. 

Com a reforma, o local poderá receber atividades esportivas, recreativas e de contraturno escolar. As ações serão destinadas a jovens e adolescentes que, com o espaço de lazer, terão opção para ficar longe das ruas, da violência e das drogas. 

Os irmãos Eduardo e Joana Sperandio, de 12 e 9 anos, respectivamente, aguardam ansiosos pela inauguração do local. Vai ter muita diversão no contraturno. E o ginásio será um lugar seguro para ir depois da escola. A gente não tem muitas opções de diversão, disse Eduardo. Eu estudo de manhã e à tarde só fico em casa. Agora, terei o ginásio perto para brincar, completou Joana. 

FESTA – De acordo com o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, o novo Cascatão deverá ficar pronto em dois meses. Estamos preparando uma grande festa para a inauguração e elaborando diversos projetos para serem feitos no local, disse Dalmora. 

Com 3,8 mil metros quadrados de área construída, o ginásio Cascatão foi inaugurado em 2000 ainda com as obras incompletas. O espaço foi fechado por apresentar problemas na estrutura física. 

Para a reforma, parte da estrutura, que estava condenada, foi demolida e reconstruída, garantindo mais segurança para os visitantes. O local tem capacidade para abrigar até 2,8 mil pessoas sentadas. Os recursos para a obra são do Sistema de Financiamento aos Municípios, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano. 

A reforma do Cascatão é apenas uma das obras possibilitadas pelo Governo do Estado em Matinhos. Na cidade também foram feitos investimentos em saúde e saneamento, revitalizações de ruas e calçadas e compra de caminhões e veículos para a prefeitura.