24/08/2014 19h45 - Atualizado em 24/08/2014 19h47

Música é tema de filmes exibidos em São José nesta segunda-feira (25)

Cine Santana exibe os filmes “Palavra (En)cantada” e “Moto-perpétuo”.
Sessões gratuitas fazem parte do projeto Ponto MIS.

Do G1 Vale do Paraíba e Região

Dorival Caymmi (Foto: Reprodução GloboNews)'Palavra (En)cantada' traz imagens raras de Dorival
Caymmi (Foto: Reprodução GloboNews)

O Cine Santana, em São José dos Campos, exibe os filmes “Palavra (En)cantada” e “Moto-perpétuo”, que têm a música como plano de fundo, nesta segunda-feira (25). As sessões gratuitas fazem parte do projeto Ponto MIS e acontecem às 14h e às 19h.

O documentário “Palavra (En)cantada” foi dirigido por Helena Solberg e lançado em 2007. Por meio de depoimentos de músicos, professores e especialistas, o filme traça as relações da literatura com a música popular e a poesia.

O filme apresenta imagens inéditas no Brasil, como a encenação de “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Mello Neto, no Festival de Teatro Universitário de Nancy, na França, em 1966. Também conta com imagens raras, que foram restauradas pela produção do filme, de Dorival Caymmi, nos anos 40, cantando “O Mar”.

O curta-metragem “Moto-perpétuo” mostra a vida de Leonardo, um violonista obcecado, que tenta criar uma máquina para virar as páginas de partitura de forma automática, permitindo que ele toque seu instrumento eternamente.

O Ponto MIS é uma parceria entre o Museu de Imagem e Som do Governo Estadual de Cultura e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). O projeto tem como objetivo fomentar a produção e o conhecimento no campo audiovisual por meio de exibições de filmes e oficinas totalmente gratuitas.