21/11/2014 15h10 - Atualizado em 21/11/2014 15h10

Mostra na Aliança Francesa do Recife debate obra do cineasta Jacques Tati

Evento vai de 21 a 28 de novembro, na unidade do Derby da escola.
Autor é considerado um dos comediantes mais originais do cinema.

Do G1 PE

Longa Tempo de Diversão será exibido na próxima terça-feira (Foto: Divulgação)Longa Tempo de Diversão será exibido na próxima terça-feira (Foto: Divulgação)

Filmes, documentários e debate fazem parte da programação em homenagem ao cineasta francês Jacques Tati que fica em cartaz no Recife até o dia 28 de novembro. A proposta é tornar mais conhecida a obra do artista, tido como um dos comediantes mais originais do cinema. A iniciativa é uma parceria entre o Sesc Pernambuco e a Aliança Francesa, que sedia a mostra na unidade da Rua Amaro Bezerra, no Derby.

A organização espera receber um público de 100 pessoas a cada dia. A entrada é gratuita, com ingressos sendo distribuídos uma hora antes do início de cada sessão.

O filme "Carrossel da Esperança" (1949, 77 minutos) abre a programação, nesta sexta-feira (21), às 19h30. No filme, o carteiro François assiste a um documentário sobre os correios dos Estados Unidos e percebe problemas nas entregas de sua cidade, Follainville. Mestre em comunicação social, Filipe Barros participa de um debate no fim do filme, mediado por Catarina Andrade, doutoranda em comunicação.

Também faz parte da agenda, na segunda (24), o documentário "Tati: Seguindo os passos do Sr. Hulot" (24), dirigido por Sophie Tatischeff, filha de Tati.

Programação:

"Meu Tio" (110 minutos) - O Sr. e Sra. Arpel têm um chalé funcional em um bairro bem localizado. No entanto, a sra. Arpel também tem um irmão, o Sr. Hulot, que o impede de progredir. Gérard, o filho dos Arpel, parece compartilhar com o tio uma aversão às belezas industriais.

"Tempo de diversão" (114 minutos) - Um grupo de norte-americanas organiza uma viagem cujo programa inclui uma capital por dia. Chegando a Paris, notam que o aeroporto é exatamente o mesmo que tinham acabado de deixar em Roma, as estradas são as mesmas de Hamburgo e a iluminação pública é estranhamente semelhante à de Nova York.

"Parada" (85 minutos) - Interpretando o Sr. Loyal, Tati faz uma sequência de apresentações circenses, dando vida nova a mímicas.

"As aventuras do Sr. Hulot no Trânsito Louco" (93 minutos) - O Sr. Hulot projeta um caminhão dotado de modernidades para ser exibido no Salão Internacional do Automóvel de Amsterdã. Ele acompanha um protótipo de Paris a bordo do caminhão de Altra, escoltado pelo pequeno carro esportivo de Maria, a relações-públicas da empresa.

"Curso Noturno" (27 minutos) - Jacques Tati tenta ensinar algo de sua arte a alunos desajeitados e aplicados. Apresenta, pela primeira vez, vários números clássicos de Tati. 

"A Escola dos Carteiros" (15 minutos) - Velocidade e eficiência oonstituem a formação adequada para qualquer carteiro. É preciso reduzir a ronda para chegar em tempo ao avião do correio aéreo. Em um pequeno escritório dos correios, três carteiros, pressionados pelas ordens gritadas pelo chefe, retomam, com suas bicicletas, cada gesto do ritual de entrega.

"Cuida da Tua Esquerda!" (12 minutos) - O agricultor Roger quer ser boxeador. O curral de sua fazendo é local de seu treinamento dos lutadores, mas faltam combatentes e isso pode atrapalhar as competições. Ao narrar uma vitória, ele é pego e levado ao ringue - mas nunca lutou boxe em sua vida.

Serviço:
Mostra Tati por Inteiro
De 21 a 28 de novembro, às 19h30
Aliança Francesa do Derby - Rua Amaro Bezerra, 466
Entrada Gratuita

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de