Por Murillo Velasco, G1 GO


Família organiza festa para comemorar aniversário de 100 anos de patriarca, em Goiânia

Família organiza festa para comemorar aniversário de 100 anos de patriarca, em Goiânia

O Dia dos Pais, comemorado neste domingo (13), é especial para a família do aposentado Geraldo Machado de Oliveira, que celebrou o aniversário de 100 anos do patriarca na véspera da data, em Goiânia. Pai de seis filhos, além de vários sobrinhos, de quem se considera pai por ter ajudado a criar, o idoso sente orgulho do seu centenário.

“É, está bom demais da conta. Para mim está uma beleza. Estou forte, estou feliz demais”, disse o aposentado.

A festa de Geraldo reuniu cerca de 200 pessoas, entre familiares e amigos, na tarde de sábado (12), no Setor Santa Genoveva, em Goiânia. Além dos filhos, estiveram na comemoração os 18 netos, onze, filhos dos filhos do aposentado, e sete dos sobrinhos, que ele também considera como netos.

Participaram parentes que viajaram do interior de Goiás, do Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e até dos Estados Unidos, onde mora o filho mais velho do aposentado, Hamilton Machado, de 74 anos.

O primogênito viajou mais de 15h para poder participar do momento. Hamilton estava bastante emocionado e disse que não conseguia dizer muitas palavras. “Nem sei explicar, porque se a gente começar a falar muito, chora. É só isso”, disse.

O filho caçula, o médico Mauro Machado, de 56 anos, agradeceu pela oportunidade de poder comemorar o aniversário de 100 anos do pai. “É muita benção. O sentimento é só de gratidão, porque são poucas pessoas que conseguem chegar nesta idade, e a gente tem que sempre agradecer a Deus por isso”, afirmou.

Geraldo Machado completou 100 anos com festa, em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

História

O aposentado nasceu em 1917, em Palmeiras de Goiás, na região sul do estado. Ele se casou, também na cidade, com Cecília, com quem teve quatro filhos e duas filhas. Depois de algum tempo de casados, os dois se mudaram para Goiânia para que os filhos pudessem estudar. Geraldo garantia o sustento da casa como caminhoneiro.

A família morou na Vila Abajá, depois se mudou para o Setor Campinas e, atualmente, mora no Setor Bueno, na região sul da capital. Ele afirma que, apesar de não morar mais em Campinas, se considera um campineiro. A família conta que sempre que pode, leva o aposentado para passear no setor, para ele rever os amigos.

Um dos netos do aposentado, Matheus Machado, afirma que a história do avô o inspira como ser humano. “É uma missão muito grande, de humildade, de generosidade, principalmente. Se Deus quiser vou ter a mesma sabedoria para ensinar para minha família as coisas que ele me ensinou”, afirmou.

Família afirma que sente orgulho da história de Geraldo Machado — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1