12/08/2014 07h24 - Atualizado em 12/08/2014 09h22

Projeto promove rodízio de livros em escolas da zona rural da Paraíba

Livro em Roda atende 3.512 alunos entre 2 e 14 anos.
Toda semana, estudantes podem pegar novos livros.

Krystine CarneiroDo G1 PB

Promotora de leitura lê uma história para as crianças e depois elas podem pegar um livro emprestado (Foto: Juliana Barros/Livro em Roda)Promotora de leitura lê uma história para as crianças e depois elas podem pegar um livro emprestado (Foto: Juliana Barros/Livro em Roda)

Um projeto está há 18 anos incentivando a leitura de estudantes da zona rural de três cidades paraibanas. A ideia é que os livros circulem entre as crianças. Toda semana, a equipe passa pelas escolas, faz a leitura de uma história e disponibiliza as obras de literatura infantil para que os estudantes possam levar para casa. Na semana seguinte, o aluno que devolver o livro pode pegar um novo. Nas creches, como as crianças são muito pequenas, os livros são emprestados aos professores e coordenadores para que eles possam ler na sala de aula, ou aos pais, caso seja solicitado.

 

O Livro em Roda começou em 1996 atendendo uma escola com 50 crianças. Hoje, o projeto já atende pelo menos 32 escolas e três creches do Conde, de Salgadinho e de Assunção, totalizando 3.512 alunos entre 2 e 14 anos.

O projeto contribui para atingir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que é de alfabetizar todas as crianças no máximo até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. O foco do projeto são crianças que cursam até o 5º ano.

“Nós queremos incentivar a leitura e facilitar o acesso ao livro. Na área urbana, a leitura é facilitada por placas nas ruas, por exemplo. Mas na zona rural o livro fica muito restrito à escola. Queremos conseguir alfabetizar essas crianças de verdade e não deixá-las alfabetizadas funcionais. Queremos que a leitura seja algo do dia-a-dia. O livro é um bem cultural ao qual todas as pessoas devem ter acesso”, declarou a idealizadora do projeto e promotora de leitura, Cristina Brito.

Cristina contou que o trabalho cresce a cada ano e que é muito gratificante. “É uma festa quando a gente chega. Tem escolas que quando o carro chega, as crianças já ficam gritando o nome da promotora de leitura. Reclamam quando tem feriado e o projeto não passa por lá. Para a gente, o retorno é a satisfação de estar contribuindo com o acesso à cultura. A maioria das pessoas que trabalha hoje no projeto foram crianças atendidas pelo projeto. Isso é significativo, mostra que tem resultado”, declarou.

Criança lê durante visita do projeto Leitura em Roda (Foto: Juliana Barros/Livro em Roda)Criança lê durante visita do projeto Leitura em
Roda (Foto: Juliana Barros/Livro em Roda)

Proficiência em leitura na Paraíba
Segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2014, 37,3% (margem de erro é de 9,1) dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental na rede pública da Paraíba fizeram menos de 125 pontos na prova de proficiência em leitura na Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização (Prova ABC). O levantamento também mostra de 40,1% (margem de erro de 6) pontuaram entre 125 e 175 e apenas 22,6% (margem de erro de 5,5) fizeram mais de 175 pontos.

O resultado da Paraíba foi superior ao do Nordeste, onde 45% (margem de erro de 3,6) dos estudantes ficaram abaixo dos 125 pontos na prova. Porém, foi inferior à média nacional, já que 28,1% (margem de erro de 2,2) pontuaram menos de 125.

O relatório explica que o patamar de 175 pontos na escala do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) significa que os alunos identificam o tema de um texto assim como seus personagens, e estabelecem relações de causa e consequência entre as informações contidas no enredo.

Considerando a rede total da Paraíba, os números mudam. Fizeram menos de 125 pontos 30,8% (margem de erro de 7,7) dos estudantes, enquanto que 39,1% (margem de erro de 4,9) pontuaram entre 125 e 175 e 30,1% (margem de erro de 4,9) fizeram mais de 175 pontos.