31/10/2014 18h35 - Atualizado em 31/10/2014 19h51

Associação do RS suspeita de fraude é descredenciada do Pronaf

Ministério anunciou que fará um monitoramento sobre documentos emitidos.
Mais de 6 mil agricultores foram lesados em Santa Cruz do Sul e Sinimbu.

Rodrigo SacconeDa RBS TV

O Ministério do Desenvolvimento Agrário anunciou nesta sexta-feira (31) o descredenciamento da Associação Santa-Cruzense dos Agricultores Camponeses (Aspac) do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A associação é suspeita de fraude que teria lesado cerca de 6,3 mil agricultores em Santa Cruz do Sul e Sinimbu, no Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul.

A entidade era responsável por intermediar os contratos de financiamento entre os agricultores e o banco e por emitir os documentos necessários para que os produtores pudessem acessar o programa. Segundo a Polícia Federal, ela teria se aproveitado de documentos em branco assinados pelos agricultores para desviar quase R$ 80 milhões. O Ministério anunciou ainda que fará um monitoramento detalhado sobre todos os documentos emitidos pela Aspac.

A investigação começou após relatos dos próprios produtores rurais lesados ao Ministério Público e à Polícia Federal. De acordo com os agricultores, os empréstimos solicitados eram liberados pelo Banco do Brasil, mas a Aspac dizia para o agricultor que o crédito não havia sido aprovado e transferia o dinheiro para a própria conta. O MPA, então, convencia o produtor a encaminhar um novo pedido. Quando o segundo financiamento era liberado, a vítima era avisada que o dinheiro estava na conta. As transferências bancárias eram feitas pelo MPA com o uso de uma procuração, assinada pelos agricultores junto com os contratos do Pronaf. De acordo com a investigação, o montante desviado somaria R$ 79 milhões, através de 24,7 mil transferências bancárias intermediadas pela Aspac.

Além dos empréstimos do Pronaf, de acordo com a investigação, operações de CDC (crédito direto ao consumidor) eram feitas com a documentação assinada pelos agricultores e os valores eram transferidos para a associação. Os produtores rurais só ficavam sabendo da fraude quando o banco começava a cobrar a dívida, após o período de carência.

Durante a investigação, a Polícia Federal cruzou a lista de agricultores endividados com a relação de suicídios ocorridos na região de Santa Cruz do Sul. Foram encontrados 10 casos de pessoas que se suicidaram nas cidades de Candelária, Herveiras, Mato Leitão, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde e Vera Cruz e que tinham movimentação bancária envolvendo a Aspac.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de