Por G1 Ribeirão e Franca


Cresce o número de roubos no 2º trimestre de 2017 em Ribeirão Preto

Cresce o número de roubos no 2º trimestre de 2017 em Ribeirão Preto

O roubo de cargas foi o crime que mais se destacou em Ribeirão Preto (SP) no primeiro semestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2016. Ao todo, foram registradas 23 ocorrências, contra 13 no ano passado - alta de 79%.

Em Franca (SP), por outro lado, os homicídios registraram o maior crescimento: 63%. O número de vítimas passou de 11 para 18, no último ano. Os estupros ocupam o segundo lugar no ranking da violência, com 40 casos registrados, contra 27 até junho de 2016 - alta de 48%.

Os dados são da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP). Em visita a Ribeirão na última quarta-feira (26), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) alegou que está aumentando o efeito de policiais civis e militares em todo o estado para combater a violência.

Segundo Alckmin, até agosto 708 delegados, investigadores, escrivães, peritos e médicos legistas serão formados pela Academia da Polícia Civil (Acadepol). Em relação à Polícia Militar, o estado abriu concursos para 2 mil soldados e 221 de oficiais.

Violência

Além dos roubos de cargas, Ribeirão Preto também registrou alta no número de latrocínios: até junho do ano passado, apenas uma pessoa havia sido morta em assalto, enquanto no mesmo período desse ano foram três vítimas.

Os casos de estupro aumentaram 72,9%, passando de 37 para 64 entre janeiro e junho do ano passado, e mesmo período desse ano. Os roubos em geral e os roubos de veículos cresceram 14,2% e 22,5%, respectivamente.

Por outro lado, ainda segundo a SSP, houve queda de 44,4% no número de vítimas de homicídio. Nos seis primeiros meses do ano passado, 26 pessoas foram assassinadas, enquanto esse ano o registro é de 14 vítimas fatais.

Outros crimes que diminuíram foram furtos em geral e furtos de veículos. No primeiro caso, a queda foi de 6,88% - de 5.202 para 4.844 ocorrências. Já o número de carros levados pelos ladrões em furtos foram 693, enquanto no ano passado haviam sido 1.065 - redução de 34,9%.

Redução de crimes

Em Franca, além de homicídios, apenas os estupros registraram alta significativa nos seis primeiros meses do ano. Segundo a SSP, o total de casos investigados passou de 27 para 40, entre os dois anos - alta de 48,1%.

Os demais crimes diminuíram, sendo que a cidade não registrou nenhum latrocínio - roubo seguido de morte - no período, ante duas vítimas entre janeiro e junho de 2016. Os roubos, por sua vez, caíram 17,5%: o número de ocorrências passou de 468 para 386.

A cidade também registrou uma queda tímida nos roubos de veículo: 35 carros foram levados pelos ladrões em assaltos, dois a menos que no primeiro semestre do ano passado. Já os furtos em geral e furtos de veículo caíram 6,94% e 7,53%, respectivamente no mesmo período.

Roubo de cargas

Apesar de ter registrado apenas um roubo de cargas até junho, Franca contribuiu para o aumento desse tipo de crime em todo o estado. No primeiro semestre do ano passado, nenhuma carga havia sido roubada na cidade.

Na região de Franca, porém, Igarapava (SP) registrou cinco roubos de cargas e Ituverava (SP) mais um. No mesmo período do ano passado, apenas um crime desse tipo foi registrado em cada município.

Em visita a Ribeirão, Alckmin disse que a melhor maneira de combater esse crime é prender os receptadores e e citou que o estado de São Paulo possui uma lei pioneira que pune empresas flagradas com produtos roubados em seus estoques.

De acordo com o texto, a empresa que distribuir, estocar ou revender produtos que sejam fruto de crime terá a inscrição no cadastro de contribuinte no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cassada.

“A melhor maneira para combater o roubo de cargas é pegar o receptor. Se alguém rouba carga é para alguém revender”, disse o governador. “Há um trabalho de inteligência sendo feito para pegar não só aquele que está transportando carga roubada, mas também o receptador”, concluiu.

Em nota, a SSP informou ainda que a PM prendeu 166 pessoas em flagrante por roubo de cargas no primeiro semestre. Até junho, o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prendeu outros 346 pelo mesmo crime e 243 por receptação em todo o estado.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1