22/09/2014 13h00 - Atualizado em 22/09/2014 14h05

Sambaiba propõe usar pneus velhos para construir asfalto de borracha

Candidato do PPL abriu a segunda rodada de entrevistas especiais do G1.
Sambaiba destacou que alternativa é 25% mais barata que a tradicional.

Do G1 PI

O candidato a governador do Piauí pelo Partido Pátria Livre (PPL), Neto Sambaiba, disse nesta segunda-feira (22) durante entrevista ao G1 que, se eleito, pretende usar pneus velhos para fazer asfalto de borracha e recapear as rodovias do estado. Sambaiba destacou que a alternativa é 25% mais econômica do que o material derivado do petróleo e mais seguro porque diminui  possibilidade de derrapagem.

“É um método capaz de revolucionar o estado. O valor do metro quadrado é 25% mais barato em relação ao asfalto feito do derivado do petróleo, vinte vezes menos derrapante e cinquenta vezes mais limpo do ponto de vista ecológico”, explicou o candidato.

Neto Sambaiba falou sobre propostas para o governo do Piauí (Foto: Jaqueliny Siqueira/G1)Neto Sambaiba falou sobre propostas
(Foto: Jaqueliny Siqueira/G1)

Ainda como medidas para resolver o problema de infraestrutura, Sambaiba destacou que pretende “brigar” com todos os poderes para resgatar a Companhia Energética do Piauí (Cepisa) como uma empresa estatal.

“Vamos brigar com a Eletrobras para fazer os investimentos necessários para fortalecer o sistema energético de forma capaz de sustentar a política industrial do estado. A telefonia também é uma questão que envolve o governo federal, mas vou mobilizar os três senadores e deputados para buscar o fortalecimento da telefonia”, disse.

Sambaiba também foi questionado sobre como pretende resolver a questão que envolve a polêmica em relação à tarifa do transporte público de Teresina. Os empresários alegam que para reduzir o valor o governo teria que desonerar alguns impostos.

“Como governador eu quero ouvir todos os setores envolvidos. Não vou tomar nenhuma decisão sozinho porque não tenho postura de ditador. Se houver a necessidade de desonerar, vamos desonerar seguramente. Hoje Teresina tem uma das passagens mais caras do Norte e Nordeste com a planilha alterada pelos altos salários dos empresários e isto é uma caixa preta”, falou.

 

Mobilidade urbana
O candidato também falou que a melhoria no trânsito e fim dos engarrafamentos passa por mudanças no transporte público. Para o candidato, o caos maior está na superlotação dos ônibus e que a oferta de veículos mais confortáveis e com lotação limitada possibilitaria a migração das pessoas que hoje utilizam carros particulares para o sistema.

Sambaiba também quer se eleito, propor a criação de escritório on-line para as repartições públicas do estado hoje situadas nas áreas entre os rios Parnaíba e Poti.

“Cerca de 30% dos veículos que trafegam diariamente nessa zona estão atrás de serviços essenciais do estado. É preciso colocar escritórios fora desses espaços para evitar a grande quantidade de veículos vindo para o centro. Fora isso, temos que fazer campanhas permanentes de educação no trânsito até formar um novo conceito porque parte dos engarrafamentos vem da ignorância do motorista”, destacou.

Abastecimento de água e Seca
Sambaiba criticou o fato da Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa) ser a única empresa com a concessão  do abastecimento e cuja arrecadação é depositada na conta única do estado. “Isso é um crime. Vamos devolver a autonomia empresarial para a empresa para que ela possa investir não só na expansão da rede, mas na qualidade do abastecimento que é questão de saúde preventiva. A Agespisa está inadimplente com o governo federal e impossibilitada de fazer empréstimos. Vamos renegociar as dívidas”.

O candidato do PPL também falou que é necessário investir também nas cidades com potencial turístico como Parnaíba e Luís Correia. “A Agespisa tem que ser uma empresa para todo o estado e não só para a capital. Com a devolução da autonomia financeira para a empresa ela terá condições de investir na expansão da rede”, disse.

Com relação à situação das cidades que anualmente decretam estado de emergência por conta da estiagem, Sambaiba disse que “a seca no Nordeste é uma indústria da corrupção”. “Nós temos o maior lençol freático. Era para se ter poços tubulares. Nós temos 28 reservatórios de água e só temos dois projeto hortifrutigranjeiros no entorno dessas áreas que é os Platôs de Guadalupe e os Tabuleiros Litorâneos que foram instalados na mesma época dos projetos em Petrolina que abastecem grande parte do Nordeste e os daqui não abastece nem Parnaíba por puro descaso governamental. A ideia é perfurar poços e canalizar água para as pessoas que não têm”.

Durante 15 minutos, o candidato do PPL respondeu não só a perguntas do portal, mas também de internautas que enviaram seus questionamentos através da ferramenta colaborativa VC no G1. A entrevista foi conduzida pelo jornalista Marcos Teixeira, da TV Clube. A ordem dos candidatos na série de entrevistas (veja ao final desta reportagem) foi definida por sorteio na presença de representantes dos partidos de todos os candidatos.

2ª Rodada:
- 23 de setembro: Mão Santa (PSC)
- 24 de setembro: Lourdes Melo (PCO)
- 25 de setembro: Maklandel Aquino (PSOL)
- 26 de setembro: Zé Filho (PMDB)
- 27 de setembro: Daniel Solon (PSTU)
- 29 de setembro: Wellington Dias (PT)

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de